TECNOLOGIA

Cartórios de PE passam a aceitar pagamentos de taxas via Pix

A medida traz agilidade e segurança para os usuários dos serviços prestados pelos 541 cartórios hoje em atividade em todo o estado

Fabiani Vieira Assuncao
Fabiani Vieira Assuncao
Publicado em 10/11/2021 às 17:02
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A partir de hoje (10), todos os 541 cartórios de Pernambuco passam a trabalhar com o pagamento de taxas cartorárias na modalidade eletrônica instantânea, o Pix. A novidade, implementada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) permitirá o pagamento das guias de recolhimento dos serviços de cartórios via Pix, através do Sistema de Controle de Arrecadação das Serventias Extrajudiciais (Sicase). Com isto, o usuário não vai mais precisar sair do cartório, ir até um banco, realizar o pagamento e aguardar, pelo menos, um dia útil para a instituição financeira compensar o valor pago e o cartório ter autorização de realizar o serviço; a pessoa agora poderá pagar o boleto via Pix dentro do próprio cartório e aguardar alguns minutos para ser atendida.

Na fase de testes, o serviço ficou disponível em cinco cartórios da Região Metropolitana: 4ª Serventia Registral, 6ª Serventia Registral e 8ª Serventia Notarial do Recife; 1ª Serventia Notarial de Jaboatão dos Guararapes; e 1ª Serventia Registral e Notarial do Paulista. Mas, já a partir de hoje, está disponível em todas as unidades do estado. Esse projeto-piloto foi coordenado pela assessora de Tecnologia da Informação da Corregedoria, a servidora Marta Agra, e contou com a adesão dos cartórios para implantação, com o apoio da Ascom/CGJPE e da Setic/TJPE para execução.

Sobre o Pix

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro criado pelo Banco Central (BC) em que é possível transferir dinheiro entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. Foi lançado em todo o país oficialmente no dia 5 de outubro de 2020, com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix baixou o custo e aumentou a segurança de operações bancárias e incentivou a eletronização do mercado de pagamentos de varejo.