
O primeiro dia de provas do Enem 2021 acontece neste domingo (21), com as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Em todo o Brasil, de acordo com dados do Inep, cerca de 3,1 milhões de estudantes se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam às 13h30 e terminam às, no 1° dia do Enem 2021 às 19h. Abaixo, tire suas dúvidas sobre o Enem 2021 para conseguir entrar na sala e ir bem no teste.
Quais são os itens obrigatórios no Enem 2021?
Para ter acesso ao local de prova do Enem 2021, é obrigatório apresentar um documento original com foto, sendo qualquer um dos citados abaixo.
- RG;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados;
- Carteira de Registro Nacional Migratório;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social.
> Mafalda e Chico Buarque retirados de questões das provas do Enem? Entenda
Vale lembrar que será disponibilizado álcool em gel no local, mas o candidato do Enem 2021 pode levar o seu. Já o uso de máscara é obrigatório, devido as regras contra a propagação da covid-19.
O que não pode levar no Enem 2021?
Da mesmo modo em que existe a obrigatoriedade para alguns itens, há também uma lista de objetos que são proibidos no local de aplicação da prova. Saiba o que não pode levar no Enem 2021:
- Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos - estes devem ser mantidos desligados e devidamente guardados no envelope porta-objetos. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
- Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
- Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
- Bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas.
Qual caneta pode usar Enem 2021?
De acordo com o Inep, a prova do Enem 2021 não pode ser feita de lápis, canetas coloridas e borracha. Esse itens nem se quer são permitidos. Qual caneta pode usar Enem? É obrigatório o uso de caneta esferográfica preta, produzida em material transparente para o preenchimento do cartão-resposta da prova.
Quais temas podem cair no Enem 2021?
Veja alguns temas que costumam cair nas provas do Enem e devem se repetir na edição de 2021
Inglês e Espanhol - Compreensão e interpretação de textos, e em menor escala, vocabulário.
Português - Interpretação de textos, semântica e intertextualidade, seguidas por movimentos culturais, artísticos e literários.
Filosofia - Filosofia moderna, epistemologia, metafísica e lógica, ética e política.
Sociologia - Estado, democracia e sociedade civil, cultura e patrimônio cultural; mídia, comunicação e indústria cultural.
História - Era Vargas e Período Liberal Democrático; Brasil Colônia; Primeira República; Idade Moderna e Brasil Império.
Geografia - Globalização, tecnologias, comércio e transportes; espaço rural, estrutura da Terra, relevo e solos; espaço urbano-industrial.
Química - Química orgânica, polímeros e biomoléculas; propriedades dos materiais e interações intermoleculares; reações inorgânicas, cálculos químicos e estequiométricos; estrutura atômica da matéria e ligações químicas.
Física - Leis de Newton e conservação, eletricidade, termofísica, ondulatória e óptica.
Biologia - Ecologia e meio ambiente, citologia, genética, anatomia e fisiologia humana.
Matemática - Matemática financeira e estatística; equações, inequações e polinômios; geometria espacial; aritmética e conjuntos; probabilidade, análise combinatória e sequências.
Fonte: Bernoulli