Debate da Super Manhã

Geraldo Freire

access_time

02:00

Super Manhã / Passando a limpo

Geraldo Freire

access_time

03:20

Consultório do Rádio Livre

-

Debate da Super Manhã

Geraldo Freire

access_time

02:00

Super Manhã / Passando a limpo

Geraldo Freire

access_time

03:20

Consultório do Rádio Livre

-

search close

História da Rádio Jornal

Redaçao da Rádio Jornal
Redaçao da Rádio Jornal
Foto: Guga Matos/JC Imagem

A Rádio Jornal surgiu como Rádio Jornal do Commercio, em 3 de julho de 1948. Fundada por F. Pessoa de Queiroz, empresário e político paraibano, era parte de um conglomerado jornalístico sediado em Pernambuco que incluía, à época, o Jornal do Commercio e o Diário da Noite. Mais tarde, esse sistema de comunicação ganhou uma TV (hoje chamada TV Jornal), difusoras nas principais cidades do Interior pernambucano  e um portal na internet, o NE10. 

Seu slogan, "Pernambuco Falando para o Mundo", é hoje quase um patrimônio imaterial do Estado. Surgiu porque em meados do século XX, a Rádio Jornal era conhecida por ser uma emissora com potentes transmissores em ondas curtas e médias, que alcançavam todo o mundo. Na década de 1970, o conglomerado entrou em crise financeira, só superada quando teve seu controle adquirido, em 1987, pelo o empresário João Carlos Paes Mendonça, à época controlador do grupo Bompreço.
 
A programação no Recife atualmente é transmitida pelas frequências AM (780kH) e FM (90.3mH). E ganha força com a rede que forma com suas unidades no interior pernambucano, nas cidades de Caruaru, Pesqueira, Garanhuns, Limoeiro e Petrolina. Foi a primeira emissora da América Latina a colocar sua programação na internet e assim continua a falar para o mundo através dos streamings digitais do APP Rádio Jornal (disponível para Android e iPhone) e do site radiojornal.com.br. É uma emissora majoritariamente voltada para o jornalismo e cobertura esportiva. Seu time de narradores e comentaristas - o Escrete de Ouro - é premiado e reconhecido em todo o País.

Nos seus primeiros anos, a Rádio Jornal do Commercio tornou-se conhecida por seus prédios luxuosos, auditórios concorridos que recebiam ouvintes em traje de gala. Da primeira vez em que foi usado o slogan "Pernambuco Falando para o Mundo", em 3 de julho de 1948, até hoje, esse perfil se modificou, ficando cada vez mais próxima do público. Mudou da era de ouro para a era da Internet, cada vez mais uma emissora conectada como mundo.

O primeiro programa foi o Protofonia, que exaltava a imprensa escrita e radiofônica e deixou uma mensagem de boas vindas aos ouvintes: “Levando a todos os recantos do mundo a mensagem fraterna do Rádio Jornal do Commercio, oferecendo uma visão magnífica do Brasil de hoje.” Depois, passou a transmitir programas com meia hora de duração. Na programação, blocos com músicas românticas e modinhas. Também em 1948, a rádio iniciou suas transmissões esportivas, com o programa Esporte em Revista.

AM e FM

A partir de 2014, a Rádio Jornal passou a ser transmitida simultaneamente nas frequências AM e FM e passou atuar como rádio all news, concentrando sua programação em notícias e esportes. 

Acompanhe nossa programação ao vivo

Confira os destaques da nossa programação