Movimento Cultural

Psicologia em Movimento: o Complexo de Peter Pan

O colunista Sylvio Ferreira falou sobre o tema no programa Movimento Cultural

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 29/07/2021 às 16:14
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

Viver é crescer, no sentido mais amplo da palavra. Crescer fisicamente e desenvolver-se biologicamente. Crescer emocionalmente e amadurecer psicologicamente. Seja lá qual for o termo empregado (crescimento, amadurecimento, desenvolvimento), a vida é constituída de fases ou etapas de desenvolvimento, da criança ao adolescente, desde ao jovem adulto e ao adulto jovem, deste à meia-idade, e por aí vai, até a velhice ou senectude.

Autonomia em relação aos seus atos e responsabilidade no que se refere às suas escolhas. Noutras palavras, o crescimento implica em deixar para trás os vínculos de dependência da infância, em relação aos pais ou aos cuidadores, e assumir a administração da própria vida, vivendo de forma autônoma e de maneira independente.

A imaturidade parece ter se tornado o padrão normal de crescimento. Em pleno século XXI, o complexo de Peter Pan está de volta. Sobre O Complexo de Peter Pan que o apresentador Marcelo Araújo conversou com o psicólogo Sylvio Ferreira na coluna Psicologia em Movimento.

ouça a coluna na íntegra: