O sentido da vida

PISICOLOGIA EM MOVIMENTO: O significado da vida

Imagem do autor
Cadastrado por

Rádio Jornal

Publicado em 06/09/2023 às 17:14 | Atualizado em 06/09/2023 às 17:45
Notícia
X

A vida pode ser destituída de tudo, ou quase isso, menos de significado ou sentido. Sem sentido à vida é o mesmo que mergulhar no vazio, é adentrar o nada, é andar sobre areia movediça, onde o solo é escorregadio e não oferece nenhuma segurança para aquele que nele coloca os pés em busca de atingir um objetivo.


Na falta de segurança o caminhar oscila, vacila e tropeça, levando-nos a cair no nada (do vazio, da insegurança e da incerteza). Na contramão do que mais precisamos e queremos: a segurança e a certeza.
Movidos por essa necessidade de segurança e de certeza, criamos as mais diversas ilusões ou certezas imaginárias que deem ao nosso ser o exato sentido de que a vida é vivida em terra firme e não sobre areia movediça. A necessidade da segurança e da certeza é a parteira dos nossos medos e temores, das nossas angústias e das nossas dores, do sentido e da experiência do vazio e do abandono, por mais que, conscientemente, possamos nos sentir ilusoriamente amparados.

Essa ilusão, contudo, é que nos faz sentir amparados, caminhando com os pés firmes em terreno sólido, com o sentido de firmeza que precisamos para a vida poder mover-se de forma firme. Mas se tudo não passa de um jogo de ilusão, o que faz com que a ilusão seja tomada ou vivida como uma certeza? Existe na criatura humana um desejo ou uma vontade intrínseca de auto-iludir-se ou de auto-enganar-se? Por que assim ocorre ou assim acontece?

É sobre o tema 'O significado da vida" que abordaremos na Coluna Psicologia em Movimento, de hoje, no Programa Movimento Cultural, com o psicólogo Sylvio Ferreira.

OUÇA A COLUNA

 

Tags

Autor