Futebol

Seleção italiana: desde o título de 2006, a relação da Itália com a Copa do Mundo não é boa

Uma das seleções mais tradicionais do futebol, a Itália vem colecionando tropeços e decepções desde seu último título mundial, em 2006.

Imagem do autor
Cadastrado por

Caio Ferreira

Publicado em 24/03/2022 às 21:22 | Atualizado em 24/03/2022 às 21:27
X

A seleção italiana de futebol é tetracampeã da Copa do Mundo de Futebol. A Squadra Azzurra tem 18 participações e conquistou os títulos de 1934, 1938, 1982 e 2006.

Contudo, a relação recente da Itália com o principal campeonato de seleções do mundo não é das melhores.

Desde o último título italiano, em 2006, três copas do mundo foram realizadas: 2010 na África do Sul, 2014 no Brasil e 2018 na Rússia. Além, também, da próxima Copa que será no Catar, em novembro de 2022.

 

OS FRACASSOS RECENTES DA ITÁLIA

2010, na África do Sul

Nesses anos, a seleção italiana colecionou fracassos. O primeiro deles foi logo na primeira edição após a conquistar o tetra.

OLIVER WEIKEN/EFE
Fabio Cannavaro da Itália, disputa lance com o paraguaio Nelson Valdez. 14/06/2010. - OLIVER WEIKEN/EFE

Na África do Sul, a Itália conseguiu a proeza de empatar com Paraguai e Nova Zelândia e perder para a Eslováquia, sendo assim eliminada na fase de grupos.

2014, no Brasil

Na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, a Itália tinha a chance de empatar em títulos com os anfitriões. Porém, não chegou nem perto.

No Grupo D, a Azzurra até venceu a Inglaterra, mas perdeu para Costa Rica e Uruguai e mais uma vez foi eliminada na fase de grupos.

Getty Images
Godín, zagueiro uruguaio, comemora gol sobre a Itália na Copa do Mundo de 2014 - Getty Images

2018, na Rússia

Na verdade, essa decepção italiana nem chegou a ser na Rússia. Foi em Solna, nos arredores de Estocolmo, na Suécia.

A Itália não foi tão bem na fase de grupos das eliminatórias e ficou em segundo lugar no grupo G, que teve como campeã a seleção espanhola. Na repescagem, foi enfrentar a Suécia e perdeu por 1x0.

2022, no Catar

Tudo para a Itália só veio em dobro desde o último título. Foram duas eliminações seguidas na fase de grupos e, agora, duas na repescagem das eliminatórias.

DeFodi Images/Getty Images
Seleção da Macedônia do Norte comemora vitória sobre a seleção italiana na repescagem das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 - DeFodi Images/Getty Images

Dessa vez, o tropeço foi ainda mais vergonhoso. A Itália teve um adversário de grupo mais fraco que da outra vez - agora foi a Suíça, no grupo C - e um mais fraco ainda na repescagem.

Porém, mesmo assim, veio mais uma decepção: num jogo histórico, a Itália jogou em casa e perdeu para a Macedônia do Norte por 1x0, com gol do atacante Aleksandar Trajkovski aos 46 minutos do segundo tempo.

 

CONFIRA PRODUTOS DA SELEÇÃO ITALIANA NA AMAZON

 

 

Nota ao leitor: quando você compra por meio de links em nosso site, podemos receber comissão de afiliados.

Tags

Autor