DIA DO FOLCLORE: relembre os principais personagens

Conheças as principais lendas brasileiras e suas histórias

No último dia 22 de agosto, foi comemorado o Dia do Folclore Nacional. A data é uma alusão a expressão 'Folklore', criada por William John Thoms em 22 de agosto de 1846, numa carta enviada à revista The Atheneum.

A palavra Folklore etimologicamente quer dizer 'conhecimento do povo' e foi traduzida no Brasil para Folclore.

Em 1965, o Congresso Nacional Brasileiro oficializou a data com o objetivo de relembrar as histórias disseminadas pela cultura popular.

1. Saci Pererê

A lenda do saci conta que o menino negro e que pula de uma perna só com um cachimbo na boca e um gorro vermelho na cabeça seria bem travesso e responsável pelas coisas que dão errado.

2. Curupira

Protetor das florestas, o Curupira, tem cabelos vermelhos e os pés virados para trás. Ele persegue os caçadores e pessoas dispostas a destruir a fauna e a flora.

3.Caipora

Muito confundida com o Curupira, a Caipora têm cabelos vermelhos e olheiras pontiagudas. Ela gosta de fumar e beber. A figura mítica também protege a floresta afungentando os agressores do meio ambiente.

4. Cumadre Fulozinha

A personagem Pernambucana e de cabelos grandes usa o assobio para atrair as pessoas para perto e fazer travessuras.

5. Mula sem cabeça

Trazida de Portugal para o Brasil, a lenda é difundida em comunidades ruais e diz que todas as mulheres solteiras que dormissem com os namorados antes do casamento perderiam a cabeça.

6. Papa-Figo

A lenda do Papa-Figo fala sobre um velho que anda nas ruas com um saco nas costas e captura crianças para comer seus fígados.

7. Boi Bumbá

Muito forte no Nordeste, a lenda do Boi Bumbá fala sobre um boi que foi ressuscitado por um curandeiro em uma fazenda. A festa do Bumba meu boi é celebrada para comemorar esse milagre.

Veja as principais notícias do dia na Rádio Jornal

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories