Após a aquisição milionária do Twitter, Elon Musk começou a fazer mudanças significativas na estrutura do Twitter e, até mesmo, na cobrança do selo de verificação.
Fim do Twitter?
Contudo, o estopim para a crise no Twitter foi outra demissão em massa dos funcionários, além da informação de um novo futuro para a rede social azul.
Mastodon é uma rede social descentralizada, que funciona semelhante ao Twitter, com espaços para hashtags, postagens e notícias. Mastodon é uma das redes sociais preferidas dos usuários que fogem da gestão de Musk.
Como funciona?
A nova rede social funciona com um layout simples, hashtags em alta, regras para servidores e diversas funcionalidades que possibilitam a comunicação global na plataforma.
Servidores do Mastodon
Ao se inscrever no Mastodon, o usuário terá contato com os servidores em que são divididos em polos temáticos. Assim, o novo inscrito pode escolher um servidor pelo país, cidade ou interesse.
Descentralização
Esses servidores diferentes se conectam e formam uma rede coletiva. A rede social não muda por decisão de apenas uma entidade ou empresa, o que permite a descentralização do Mastodon.
A plataforma Mastodon, fundada por Eugen Rochko, afirma que mais de 230 mil inscritos apareceram na rede social, após a aquisição de Musk, com mais de 655 mil usuários.
Anunciantes no Mastodon
Para quem deseja divulgar seus produtos e serviços, na rede social isso é possível. Contudo, diferente do Twitter, o Mastodon não oferece uma curadoria de conteúdos.
Twitter fora do ar
Com a nova demissão em massa dos funcionários e a gestão de Elon Musk, usuários se questionam sobre possível queda do Twitter nesta sexta-feira (18). Contudo, não há fontes seguras que afirmem que o Twitter ficará fora do ar.
Veja as principais notícias do dia na Rádio Jornal