Veja 4 dicas importantes para evitar cair em golpes na Black Friday

Data comercial acontece na sexta (25); veja dicas para não ter dor de cabeça e evitar golpes

DE OLHO SEMPRE

Importante data para o varejo, a Black Friday 2022 começa na sexta (25). A maioria dos consumidores buscam aquele bom desconto no dia. Mas, você deve ficar atento: essa data também abre brechas para fraudes e golpes.

REDOBRAR OS CUIDADOS NUNCA É DEMAIS

Especialistas recomendam aquele cuidado a mais na hora de comprar. Dados do Procon-SP dão conta de mais de 700 reclamações somente em 2021.

A maioria das reclamações envolviam:

Atraso ou não entrega do produto, mudança de preço, pedido cancelado, maquiagem de desconto e indisponibilidade do produto ou serviço.

SEGUNDO O PROCON

É imprescíndivel tomar alguns cuidados em todas as etapas do processo de compra, para evitar cair nas armadilhas.

UM PÉ ATRÁS SEMPRE

Para se prevenir, é importante estar atento aos famosos descontos e preços inimagináveis. Então vale sempre fazer uma boa pesquisa do produto e de quem o fornece, antes de mais nada.

QUANDO SE TRATA DE COMPRAS ONLINE ENTÃO...

Aí é que você deve estar mais atento aos golpes. É neste ambiente onde mais se proliferam. Fique atento à existência de sites e perfis de redes sociais falsos.

SEGUNDO A FEBRABAN (FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS)

A maioria dos golpes são feitos pela chamada "engenharia social", onde são aplicados manipulando o usuário para o roubo de informações e dados pessoais confidenciais.

TENHA BASTANTE ATENÇÃO

É bastante comum as abordagens através de páginas falsas, SMS, Whatsapp, e-mails e falsas promoções de falsos perfis, que aparecem incluse em propaganda de stories.

O PROCON RECOMENDA

Você mesmo que deve buscar quem fornece. Não clique em links recebidos seja por e-mail, SMS ou Whatsapp. E busque sempre os canais oficiais das empresas.

VERIFIQUE OS DADOS DA EMPRESA

Antes da compra, veja se a empresa possui endereço físico, CNPJ, no site da Receita Federal. Bem como o tempo de abertura.

NA HORA DE PAGAR

Se for por boleto ou pix, verifique atentamente se os dados conferem com os da empresa que você está adquirindo os produtos.

OS DIREITOS PÓS COMPRA

Todo consumidor tem o direito de devolver o produto dentro de 7 dias após compra ou entrega, pela lei do arrependimento.

DEMAIS ORIENTAÇÕES

Em caso de atraso ou não entrega, é necessário primeiramente buscar solução com a empresa, em caso de negativa, pode procurar o Procon.

1º DICA: CUIDADO REDOBRADO ONLINE

Prefira sites conhecidos e olhe sempre a reputação dos mesmos. Use sempre computador, smartphones pessoais. Confira políticas de troca e de devolução das lojas.

2º DICA: ATENÇÃO COM SITES E PERFIS FALSOS

Nunca preencha formulários para ter acesso a promoções da Black Friday. Verifique selo de autenticação, comentários de outros compradores e número de seguidores compatíveis dessas páginas.

3º DICA: NA HORA DO PAGAMENTO

Desconfie dos preços muito abaixo do mercado, prefira pagar dentro do ambiente digital da página, confira os dados da empresa e dê preferência a cartões virtuais.

4º DICAS: LINKS E PROMOÇÕES ENVIADAS

Como já falamos, fique de olho nas URls dos sites, cuidado nos links enviados com promoções. Fique sempre atento as mensagens de empresas que você não costuma ter contato. *Com informações de Forbes

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