O QUE É SÍNDROME SENSORIAL? Entenda Síndrome do Transtorno Sensorial do Bless, filho de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso

Durante uma entrevista do podcast "Quem Pode, Pod", apresentado por Fernanda Paes Leme, a atriz e apresentadora Giovanna Ewbank relatou o caso do filho dela, Bless.

O menino foi diagnosticado com síndrome sensorial, que não tem cura, mas pode-se levar uma vida melhor com tratamentos adequados.

Essa síndrome não é comum e pode ter fator genético, porém também há outros fatores extrínsecos que podem colocar as crianças em risco. São: privação materna, parto prematuro, desnutrição pré-natal e cuidados institucionais precoces.

Segundo o biólogo e neurocientista, pós PhD Fabiano de Abreu Agrela, a síndrome do transtorno sensorial (TPS) é uma condição que afeta a forma como o cérebro processa as informações sensoriais (estímulos).

O especialista também explica que a TPS pode afetar todos os seus sentidos. "Ou apenas um e geralmente significa que você é excessivamente sensível a estímulos que outras pessoas não são", diz.

Fabiano relata que as crianças são mais propensas do que os adultos. Mas os adultos também podem apresentar sintomas. Em adultos, é provável que esses sintomas existam desde a infância.

O tratamento é feito por um terapeuta ocupacional em atividades que ajudam a treinar os sentidos.

Segundo Fabiano Abreu, muitos terapeutas usam uma abordagem de integração sensorial (SI), que começa em um ambiente controlado e estimulante que desafia os sentidos sem sobrecarregar o paciente ou sentimentos de fracasso.

"Com o tempo, o objetivo é estender as respostas aprendidas e apropriadas dos pacientes desenvolvidas na terapia para o mundo fora da clínica: casa, escola e vida", observa.

Sintomas de Síndrome Sensorial

Costumam pensar que a roupa está arranhando ou coçando demais, que as luzes parecem muito brilhantes, que os sons parecem muito altos e que os toques suaves parecem muito difíceis.

Experimentação as texturas dos alimentos que os fazem engasgar, têm pouco equilíbrio ou parecem desajeitados e têm medo de brincar nos balanços.

FILHO DE GIOVANNA EWBANK E BRUNO GAGLIASSO: Bless, filho do casal, foi diagnosticado com SÍNDROME SENSORIAL; entenda sobre a síndrome

Ler mais

FILHO DE GIOVANNA EWBANK: O que é transtorno de processamento sensorial? Entenda tudo sobre a Síndrome Sensorial

Ler mais

Veja as principais notícias do dia na Rádio Jornal

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories