DEMÊNCIA FRONTOTEMPORAL: O que é demência frontotemporal? Entenda diagnóstico de BRUCE WILLIS

O comunicado sobre o diagnóstico do ator acabou sendo divulgado através das redes sociais

Nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, a família do ator Bruce Willis acabou anunciando publicamente que o artista de 67 anos de idade foi diagnosticado com demência frontotemporal (DFT).

A condição é consequência da progressão da afasia, doença degenerativa que motivou a aposentadoria de Willis no mês de março de 2022.

COMUNICADO DA FAMÍLIA

"Nossa família queria começar expressando a mais profunda gratidão pela incrível manifestação de amor, apoio e histórias maravilhosas que todos recebemos desde que compartilhamos o diagnóstico original de Bruce", iniciou a família do ator.

"Nesse espírito, queríamos dar a vocês uma atualização sobre nosso amado marido, pai e amigo, pois agora temos uma compreensão mais profunda do que ele está passando", continuou.

"Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2023, a condição progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como DFT)", explicou.

"Infelizmente, os problemas de comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro", finalizou.

ENTENDA DIAGNÓSTICO DA BRUCE WILLIS

Segundo informações compartilhadas pela médica neurologista Helena Fussiger, a DFT é uma doença neurodegenerativa que ocasiona a perda progressiva das funções cerebrais.

"Por afetar principalmente os lobos frontais e temporais laterais, os sintomas mais clássicos são relacionados ao comportamento e linguagem", explicou a médica.

A médica também destacou que a afasia pode ocorrer por outros motivos, como eventos vasculares cerebrais ou tumores que atinjam as áreas cerebrais de linguagem.

Assim como as outras demências, a DFT não possui cura. "O principal é o tratamento sintomático e multidisciplinar (médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e musicoterapeutas)", afirmou.

Veja as principais notícias do dia na Rádio Jornal

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories