5 chás anti-inflamatórios para ajudar no nervo ciático inflamado

A tensão do dia a dia, bem como os movimentos bruscos e repetitivos, são capazes de afetar a estrutura da coluna vertebral. Esses e outros fatores podem provocar dores limitantes, como as do nervo ciático inflamado.

Essa é uma das dores mais comuns que, se não tratada logo no início, pode se agravar e exigir tratamentos medicamentosos com efeitos colaterais ou, até mesmo, cirurgias e internações.

O que é nervo ciático?

O ciático é formado por várias raízes nervosas que saem da coluna vertebral. Ele sai do final da coluna, passando pelos glúteos, parte posterior da coxa e se estende até o joelho — nesse ponto, ele se divide entre nervo tibial e fibular comum, indo até os pés.

A coluna é formada por um conjunto de vértebras, divididas em: coluna cervical (pescoço), torácica (tronco), lombar (cintura), sacro (quadril) e cóccix (final da coluna). Cada uma é separada por discos intervertebrais, cartilagens que amortecem impactos entre as estruturas dessas regiões. Em casos de compressão ou inflamação do nervo, surge a dor ciática, que ocorre quando há uma compressão ou dano a uma das raízes do nervo ciático, afetando todo o trajeto do nervo e provocando diversos sintomas.

Chá de hortelã

Ele surte efeito calmante no organismo, sendo ótimo para relaxar a mente e até tratar insônia. Por conta disso, inclusive, ele ajuda a tratar inflamações no estômago (problemas como gastrite) e nas vias respiratórias, fornecendo propriedades medicinais que atuam como um tipo de anti-inflamatório natural.

Receita de chá de hortelã

Coloque a água em uma panela junto ao hortelã previamente lavado; deixe a água ferver por 5 minutos; leve para um copo; adicione o mel ou a canela; espere amornar e pronto.

Chá de cúrcuma

Cúrcuma, também conhecida como Açafrão-da-Índia ou Cúrcuma Longa é uma especiaria única, da família do gengibre, com excelentes propriedades benéficas, graças à curcumina - uma substância que proporciona uma extraordinária capacidade antioxidante e anti-inflamatória natural.

Para fazer o chá, use a cúrcuma, acrescente um pedaço de gengibre, casca de limão e adoce com mel.

Chá de gengibre

O chá de gengibre possui antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias (como os compostos bioativos gingerol e shogaol) que reduzem a inflamação, e combatem microrganismos. Por isso, essa bebida é ótima para amenizar dores de garganta e outros sintomas de gripes e resfriados.

Para preparar, despeje a água em uma panela, adicione o gengibre cortado em fatias e leve ao fogo médio. Quando começar a borbulhar, apague o fogo, tampe o recipiente e espere cerca de 7 minutos. Depois, basta coar e servir o chá na xícara. Adoce com um pouco de mel, se desejar.

Chá de dente-de-leão

Esse tipo de infusão também dispõe de propriedades medicinais bem relevantes - tem ação antioxidante (faz bem para a saúde da pele e dos cabelos), anti-inflamatória e diurética. Por isso, inclusive, esse chá ajuda a eliminar as toxinas do organismo, aumenta a imunidade e pode ajudar no processo de perda de peso.

Para preparar, comece colocando a água para ferver. Quando começar a borbulhar, apague o fogo e introduza a raiz. Tampe o recipiente, espere 5 minutos e, depois, é só coar e servir na xícara.

Chá de erva-doce

Rico em substâncias que aumentam a imunidade e ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o chá de erva-doce também pode ser usado para prevenir o surgimento de gripes, resfriados e doenças degenerativas. A explicação está na grande quantidade de vitamina C e antioxidantes presentes no alimento, dois agentes que protegem o corpo contra a ação nociva de radicais livres.

Para preparar esse chá cheio de benefícios, tudo o que você precisa são de duas colheres (chá) de erva-doce seca e mais ou menos 1 xícara de água quente. Primeiro, você deve aquecer a água em recipiente até começar a ferver. Depois, coloque as sementes da planta em uma xícara, despeje a água quente por cima, tampe e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos.

Veja as principais notícias do dia na Rádio Jornal

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories