SÍNDROME DE BURNOUT: Entenda doença de Yudi Tamashiro

O apresentador Yudi Tamashiro foi parar no hospital nesta terça-feira (23) após um quadro de burnout.

O apresentador, que ficou conhecido do público por comandar o Bom Dia & Companhia, contou que acordou com formigamento nas mãos, boca seca e uma agitação intensa antes de procurar atendimento médico.

De acordo com a esposa Mila, ele tem trabalhado demais e queria "resolver várias coisas de uma só vez, envolvendo-se em reuniões, gravações de podcast e inúmeros compromissos em um curto espaço de tempo". O apresentador já está em casa para seguir com a recuperação.

O que é síndrome de Burnout?

A origem do Burnout está relacionada com fontes de stress inerentes à atividade profissional, a fatores organizacionais, e também a fatores de ordem pessoal. Ele pode ocorrer porque há uma maior competitividade no local de trabalho, pressão inadequada (desajustamento nas funções atribuídas, sobrecarga de tarefas, alterações no horário de trabalho) ou porque a atividade exercida é muito intensa, sujeita a riscos.

Entre os sintomas estão sensação de cansaço constante; alterações de apetite; desmotivação e apatia; alteração do sono e fragilidade do sistema imunitário.

Além disso, dores de cabeça, lombares e musculares; sentimentos de inutilidade; sentimento de fracasso; isolamento social; baixa produtividade e diminuição do sentimento de realização profissional estão entre os principais sintomas.

Tratamento

Idealmente deverá haver uma melhoria nas condições e relações de trabalho, sendo que em casos mais extremos, deverá haver um afastamento temporário (baixa médica) até que a pessoa se restabeleça e encontre o seu equilíbrio emocional.

O tratamento farmacológico é ainda bastante utilizado, embora apenas atenue os sintomas de stress e de Depressão. A terapia mais adequada, que ajuda a pessoa a reestruturar-se emocionalmente e a encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, é a Psicoterapia.

Veja as principais notícias do dia na Rádio Jornal

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories