O QUE É A FEBRE MACULOSA?

É UMA DOENÇA PERIGOSA? Veja tudo a seguir >>>

A Febre Maculosa Brasileira é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela, também conhecida como micuim, pertencente à espécie Amblyomma cajennense, que está infectada pela bactéria Rickettsia rickettsii.

Esse parasita hematófago pode ser encontrado em animais de grande porte, como bois e cavalos, assim como em cães, aves domésticas, roedores e, especialmente, na capivara, o maior entre todos os reservatórios naturais.

A transmissão ocorre quando o carrapato permanece no corpo humano por mais de 4 horas, não havendo relatos de transmissão de pessoa para pessoa.

SINTOMAS DA FEBRE MACULOSA

Febre alta; Dor no corpo; Dor de cabeça; Inapetência; Desânimo.

Segundo os cientistas, os sintomas começam entre 2 e 14 dias após a picada do carrapato. Normalmente, após 7 dias do contato.

Depois, também surgem manchas avermelhadas na pele.

FEBRE MACULOSA É PERIGOSA?

Sim. O atraso no diagnóstico e, consequentemente, o não início do tratamento, pode resultar em complicações graves, tais como comprometimento do sistema nervoso central, dos rins e pulmões, bem como lesões vasculares, podendo levar ao óbito.

Para que a febre maculosa brasileira seja curada, é essencial que o tratamento com antibióticos seja iniciado nos primeiros dois ou três dias. Geralmente, se o tratamento não for administrado dentro de sete dias, as lesões causadas pela doença podem se tornar irreversíveis e é difícil evitar o óbito.

É recomendado manter a medicação por um período de dez a 14 dias, porém, logo nas primeiras doses, já se observando uma regressão do quadro e uma evolução em direção à cura total.

Saiba como se prevenir clicando abaixo:

Ler mais

Veja as principais notícias do dia na Rádio Jornal

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories