Submarino desaparecido

As buscas pelo submarino Titan desaparecido, que tinha como objetivo a expedição até o naufrágio do Titanic, ainda está sendo procurando entre as autoridades.

Submarino x Submersível

Apesar do termo "submarino" ter se destacado entre as buscas, a verdade é que a embarcação é um submersível. A principal diferença entre os dois termos é que um submersível precisa de uma nave-mãe para lançá-lo.

Avanço nas buscas

Com toda a mobilização para as buscas dos cinco tripulantes que estão no Titan, sons de "batidas" foram detectados por boias de sonar em meio à operação de resgate no meio do Oceano Atlântico.

Sons escutados

As autoridades dos Estados Unidos afirmaram que os ruídos foram ouvidos em intervalos de meia hora por cerca de quatro horas na terça-feira (20).

Imprecisão

Apesar da detecção, ainda é difícil discernir quais são os ruídos, de acordo com o Carl Hartsfield, do Woods Hole Oceanographic Institution, segundo a BBC.

Esperança?

De acordo com o Frank Owen, do Submarine Institute of Australia, que está confiante em relação às buscas, os sons podem ser avisos do Paul-Henry Nargeolet, ex-mergulhador da marinha francesa e explorador.

Paul-Henry Nargeolet

"Ele conheceria o protocolo para tentar alertar as forças de busca... Toda hora e a cada meia hora, você bate freneticamente por três minutos", disse Owen, segundo a BBC Brasil.

Robô francês busca submersível

O navio de pesquisa francês, que carrega um robô de mergulho, desacelerou nesta manhã na área de busca do submersível desaparecido, segundo o G1.

Como funciona o robô francês?

Na verdade, é um veículo subaquático operado por robô, chamado de Victor 6000, capaz de remover obstáculos que estejam impedindo o Titan de flutuar até a superfície, caso a hipótese não confirmada de que o submersível está engatado em algo.

Victor 6000

O submarino é utilizado para exploração e pesquisa nas profundezas do oceano. Victor 6000 tem um conjunto de câmeras e sensores que coletam dados científicos até 6 mil metros de profundidade.

Reserva de oxigênio

A autonomia do submersível permitiu que os tripulantes consigam passar cerca de 96 horas em seu interior. Por volta das 7h, desta quinta-feira (22), a estimativa é que os passageiros do Titan estejam sem ar.

Veja as principais notícias do dia na Rádio Jornal

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories