DISCORD

O que é Discord e como criminosos estão usando aplicativo para violentar adolescentes? Veja nos próximos stories >>>

Pais de todo o Brasil devem ficar atentos ao uso do aplicativo Discord por crianças. Reportagem do Fantástico, da TV Globo, mostrou que o aplicativo tem sido usado por bandidos que provocam automutilações, estupros e até incentivam ataques contra escolas.

O QUE É O DISCORD?

O Discord é uma plataforma usada para conversas virtuais e é muito popular entre os jovens. No aplicativo, é possível reunir várias pessoas para conversar ao vivo, usando webcam para transmitir as imagens, e compartilhar conteúdos - inclusive de cunho sexual.

A POLÍCIA FEDERAL

prendeu quatro homens que enganavam meninas adolescentes e as chantageavam. Outros ainda podem estar soltos. Entenda como eles agem a seguir >>>

Por meio do Discord, os bandidos convencem as vítimas a enviarem fotos eróticas (conhecidas popularmente como "nudes") e, depois, dizem que vão divulgar as imagens, se as garotas não os obedecerem.

Uma das cenas de violência virtual foi gravada. No episódio, um criminoso chamado Izaquiel Tomé dos Santos, conhecido como Dexter, dá ordens para uma adolescente dizendo: "Ajoelha, se prostra para mim, eu sou a p*** de um deus para você agora. Você é uma vagabunda que merece sofrer mesmo".

O QUE OS PAIS DEVEM FAZER?

De acordo com especialistas ouvidos pela reportagem do Fantástico, os pais devem ficar muito atentos ao que os filhos fazem quando estão com computador ou celular nas mãos - principalmente quando estão sozinhos, dentro do quarto ou banheiro, com a porta fechada.

"A gente espera que os pais conversem preventivamente, busquem se os filhos têm alguma lesão, se ficam muito tempo dentro do quarto. O diálogo é importante", disse o delegado Fábio Pinheiro Lopes.

Especialistas ouvidos pelo Fantástico alertaram que, na internet, adolescentes estão sendo ensinados a como se automutilarem, se suicidarem e até praticarem crimes, como ataques contra escolas. Por isso, os pais devem monitorar o que os filhos fazem na internet e sempre conversar e orientar.

O QUE O DISCORD DIZ?

Em entrevista ao Fantástico, um porta-voz do Discord disse que o aplicativo não tolera violência, que trabalha para remover esse tipo de conteúdo criminoso e que a maioria do conteúdo compartilhado no Brasil é saudável.

Veja as principais notícias do dia na Rádio Jornal

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories