REMÉDIO PARA GASES PRESOS: Evite a barriga inchada com estes tratamentos caseiros

A formação de gases ocorre quando alimentos ricos em carboidratos complexos, como fibras, açúcares não digeríveis e amidos, não são completamente digeridos no intestino delgado.

O odor desagradável associado aos gases é devido à presença de compostos de enxofre, especialmente o sulfeto de hidrogênio, que são liberados durante a fermentação bacteriana.

POSSÍVEIS CAUSAS DOS GASES PRESOS

Veja a seguir:

1. Alimentação

A dieta desempenha um papel fundamental na produção de gases intestinais. Alimentos ricos em fibras, como feijões, lentilhas, brócolis, couve-flor, cebola e repolho, podem levar à produção excessiva de gases quando são fermentados pelas bactérias intestinais.

2. Ingestão de ar

Engolir ar enquanto se come ou bebe é uma causa comum de gases presos. Isso pode ocorrer quando se come ou bebe rapidamente, fala enquanto come, mastiga chiclete ou consome bebidas gaseificadas.

3. Problemas digestivos

Condições como síndrome do intestino irritável, doença inflamatória intestinal ou doença celíaca podem causar aumento desses gases.

4. Constipação

A constipação pode contribuir para a sensação de gases presos. Quando as fezes se acumulam no intestino grosso, a fermentação bacteriana pode ocorrer, levando à produção de gases e inchaço.

Além dessas causas comuns, existem outras condições médicas mais graves que também podem estar associadas a gases presos, como doenças intestinais inflamatórias, obstruções intestinais ou intolerância à frutose (açúcar encontrado em algumas frutas e alimentos processados).

QUANDO DEVO ME PREOCUPAR?

Os sintomas que podem indicar a necessidade de uma avaliação médica mais aprofundada incluem perda de peso inexplicada, alterações nos hábitos intestinais persistentes, sangue nas fezes, dor abdominal persistente ou outros sintomas preocupantes.

COMO ACABAR COM OS GASES PRESOS?

Alguns tratamentos caseiros podem auxiliar na liberação de gases presos, como o chá de ervas, ingestão de água morna, massagem abdominal, atividade física ou ainda o uso de uma compressa quente na região da barriga.

Esta matéria não substitui o diagnóstico de um médico especializado.

Veja as principais notícias do dia na Rádio Jornal

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories