Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos.
Na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com uma característica em comum: aumento da concentração de glicose no sangue provocado por duas diferentes situações.
Essas informações ditas acima foram retiradas do site de DR Drauzio Varella, agora, veja alimentos que ajudam a manter o índice de insulina normal no corpo.
ALIMENTOS QUE AJUDAM NA DIABETES:
A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).
Brócolis
É um vegetal que tem baixo índice glicêmico e sua ingestão não causa picos ou quedas bruscas na taxa de glicose no sangue.
Quiabo
O quiabo possui baixo índice glicêmico, ou seja, sua ingestão não provoca picos de glicose no sangue que sobrecarregam o pâncreas, podendo ser consumido moderadamente por diabéticos
Linhaça
A linhaça é rica em fibras e ácidos graxos ômega-3, podendo atuar na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Esses dois alimentos podem apresentar benefícios para pacientes com Diabetes mellitus (DM).
Espinafre
Ajuda na diminuição da pressão arterial, suas fibras contribuem para a redução do açúcar no sangue
Oleaginosas
Alimentos como nozes, castanha-do-Brasil, castanhas de caju, macadâmia, amêndoas, entre outros.
Abobrinha
Como tem pouco carboidrato, a abobrinha tem baixo índice glicêmico, e, por isso, mantém os níveis de açúcar equilibrados, podendo ser consumida também por quem tem diabetes.