PAPA FRANCISCO AUTORIZOU O CASAMENTO GAY?

Entenda o que pode mudar na Igreja Católica, com Sínodo dos Bispos

Começa nesta quarta (4) o 16º Sínodo dos Bispos. O encontro deve durar até o final do mês de outubro no Vaticano e foi convocado pelo Papa Francisco para, nesta edição, discutir assuntos de interesse dos fieis católicos.

O QUE É O SÍNODO DOS BISPOS?

Sínodos são eventos nos quais os bispos conversam sobre vários assuntos ligados à Igreja Católica. Ao final, escrevem um relatório explicando o que foi conversado e dando sugestões ao Pontífice. No entanto, a decisão final é apenas do Papa. Portanto, o sínodo tem como objetivo explicar ao Papa o que a maioria dos bispos acham sobre um determinado tema, mas o Papa não é obrigado a seguir as orientações, desejos e sugestões dos bispos.

Neste Sínodo, pela primeira vez, além de bispos, o Papa Francisco também decidiu incluir leigos nas reuniões - incluindo 54 mulheres que poderão votar sobre os temas debatidos. Os leigos foram escolhidos entre fieis ativos nas Igrejas locais ao redor do mundo.

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

O QUE O SÍNODO VAI DISCUTIR?

Confira a seguir alguns assuntos que serão debatidos na reunião:

1. Ordenação de homens casados para que se tornem padres

Ao longo dos séculos, a Igreja Católica manteve a obrigação de que padres não podem se casar. No entanto, hoje em dia, é crescente na Igreja a ideia de que, ao menos em alguns lugares, é necessário permitir que homens casados sejam ordenados padres, em razão da escassez de Igrejas. Na Amazônia, por exemplo, algumas comunidades recebem padres apenas duas vezes por ano.

2. Ordenação de mulheres

O Sínodo vai debater se mulheres poderão ser ordenadas diaconisas. Nesse caso, mulheres poderiam celebrar batizados e casamentos (mas seguiriam sem poder celebrar a eucaristia e confessar).

3. LGBTQIAP+

O Sínodo também vai conversar meios sobre como a Igreja pode se aproximar da comunidade LGBTQIAP+. O Papa já informou que não mudará as regras sobre o casamento que, para a Instituição, deve continuar sendo entre um homem e uma mulher. No entanto, espera-se que a Igreja faça acenos e combata a discriminação.

4. Abusos sexuais dentro da Igreja

O Sínodo também deverá debater como a Igreja Católica deve ficar mais atenta a violências cometidas por padres contra crianças.

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

DECISÃO DO PAPA

O Sínodo acontecerá neste mês de outubro e terá ainda algumas reuniões em 2024. Somente depois disso, é que o Papa Francisco anunciará suas decisões sobre os temas debatidos.

Veja as principais notícias do dia em radio-jornal

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories