SERTÃO

Extremamente perigosa, diz PF sobre quadrilha desarticulada

A quadrilha foi desarticulada quando tentava roubar um avião de transporte de valores em Salgueiro, no Sertão, e seis suspeitos foram mortos na ação

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 26/09/2018 às 16:05
Divulgação/PM
FOTO: Divulgação/PM

Uma operação conjunta das Polícias Militar e Federal de Pernambuco e da Bahia terminou com seis homens mortos na manhã desta quarta-feira (26) e pelo menos dois outros feridos em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Segundo informações, os suspeitos se preparavam para roubar um avião de transporte de valores quando foram surpreendidos pela chegada da polícia. A polícia segue em buscas pelos outros criminosos que conseguiram fugir, mas não repassou o número de criminosos desaparecidos.

O assessor de comunicação da Polícia Federal, Giovani Santor, falou sobre a ação criminosa. "Existe parte dessa quadrilha que estava numa caminhonete prata que nós estamos empreendendo diligências para poder capturá-los. Também foram presas quatro pessoas que também fazem parte dessa quadrilha que estavam outras localidades, tanto da Bahia quanto aqui de Pernambuco", disse.

Segundo Giovani, o grupo é perigoso. "Essa quadrilha é extremamente perigosa, fortemente armada e que já fez várias ações não só em bancos aqui de Pernambuco como também em carro-forte. Com a desarticulação dessa quadrilha a gente vai ver uma diminuição muito grande dessas ações aqui no nosso Estado porque eles eram os principais mentores dessas ações violentas", destacou. Ouça:

A quadrilha estava sendo investigada há cerca de um ano e praticava os crimes de explosões de bancos e assaltos a carros fortes aqui em Pernambuco, na Bahia e também no Ceará. Em um dos assaltos, na cidade baiana de Bom Jesus da Lapa, dois policiais foram executados. Os seis mortos na ação faziam parte da quadrilha e um dos feridos é o piloto do avião. Todos foram levados para o Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro.

O alvo dos suspeitos era um avião de transporte de valores
O alvo dos suspeitos era um avião de transporte de valores
Divulgação/PM

A troca de tiros ocorreu no aeródromo do município, que fica a 3 km da cidade de Salgueiro.

A informação da polícia é de que na região de Serrita, também no Sertão de Pernambuco, os criminosos roubaram veículos de moradores. O grupo ficava trocando de carro para fugir. Alguns veículos já foram recuperados e todos utilizados pela quadrilha são roubados.

O repórter Paulo Barbosa conta os detalhes do clima na cidade:

Entre os seis suspeitos mortos está um ex-sargento da PM da Bahia, identificado como Galdioso Moura da Silva, de 47 anos. Ele havia sido demitido da corporação e preso em 2016 por participação na explosão do cofre o Banco do Brasil de Jacobina.

Apreensões

A operação policial terminou com seis mortos em Salgueiro
A operação policial terminou com seis mortos em Salgueiro
Divulgação/PM

Também foram apreendidos fuzis ak 47 além de uma metralhadora ponto.50. A polícia continua em salgueiro, realizando diligências e a população da cidade está em alerta.