SURUBIM

Vítimas de tentativa de assalto com reféns estão em estado grave

Três homens invadiram a casa de um empresário em Surubim e fizeram 5 pessoas reféns numa tentativa de assalto que terminou com todos os suspeitos mortos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 26/11/2018 às 15:50
Diego Nigro/JC Imagem
FOTO: Diego Nigro/JC Imagem

Estão no Hospital de Restauração, no bairro do Derby, na área central do Recife, o empresário do ramo de frigorífico Edisonaldo Alves de Silva e a esposa Eroneide Alves da Silva. Os dois estão em estado grave depois de passarem por cirurgia. O marido utilizou uma arma para reagir à entrada de três criminosos na residência da família, que fica em Surubim, no Agreste de Pernambuco, feriu a companheira e foi atingido pelos homens que fizeram eles e mais dois filhos e uma funcionária reféns por cinco horas.

O drama foi acompanhado por policiais militares, acionados pelo filho do casal de 18 anos que conseguiu fugir da casa. O tenente coronel Raul Cavalcanti, comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), explicou que a investida dos criminosos foi pensada. Eles aproveitaram ação de entrada ou saída da funcionária.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

Negociação e fuga

Inicialmente, houve uma tentativa frustrada de negociação por parte do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE) e, pela manhã, Josenildo Lira do Nascimento, 37, apontado como o líder da ação criminosa, Emerson Francisco da Silva, de 22 anos, e José Renan da Silva Santos, 18, fugiram com o veículo do empresário levando com eles a secretária e outro filho do casal de 24 anos.

A perseguição policial seguiu pela BR-408 em direção à Bom Jardim e na tentativa e fuga os três criminosos não resistiram ao fogo cruzado com a Polícia Militar, é o que explica o comandante do BOPE, tenente coronel Câmara Júnior.

No carro utilizado na fuga, foram apreendidos ainda revólver calibre 38, pistola 380, espingarda calibre 12. Munições e um malote com R$ 7.553,95 possivelmente do apurado do comerciante.

Relembre o caso

Três homens foram mortos após uma tentativa de assalto com reféns na cidade de Surubim, no Agreste do Estado, neste domingo (25). O grupo morreu após perseguição policial e troca de tiros com a Polícia Militar, na BR-408, próximo ao município de Bom Jardim.

O trio tentou assaltar a residência de um empresário da cidade de Surubim, na noite deste sábado (24), mas a vítima reagiu à investida e ele e a esposa foram baleados. A PM foi acionada e os assaltantes fizeram cinco pessoas que estavam na casa reféns.

A equipe tentou negociar a liberação das vítimas, mas os assaltantes só liberaram a saída de dois reféns: a esposa do empresário e um dos filhos do casal. Durante as negociações, os assaltantes saíram da residência no carro da família levando dois reféns: uma funcionária da empresa e o outro filho do empresário. O alvo dos criminosos, baleado, foi deixado na residência. Todos os reféns sobreviveram à investida.

O efetivo do BOPE e do 22° Batalhão realizaram o acompanhamento do veículo pela BR-408, com destino ao município de Bom Jardim, onde os assaltantes foram interceptados, trocaram tiros com a polícia e os três envolvidos ficaram feridos. Os suspeitos foram socorridos, mas não resistiram. As duas vítimas que estavam no veículo saíram ilesas da ação.