RECUPERAÇÃO

Cirurgião plástico fala sobre procedimento para reimplantar couro cabeludo de jovem

Débora Stefani Dantas de Oliveira, de 19 anos, perdeu 100% do couro cabeludo no acidente com o kart

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 14/08/2019 às 18:41
Cortesia da família
FOTO: Cortesia da família

A jovem Débora Stefani Dantas de Oliveira, de 19 anos, vítima de um escalpelamento no último domingo (11) quando o cabelo dela prendeu na engrenagem de um kart, num estabelecimento no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, continua internada na UTI do Hospital da Restauração e seu estado é considerado estável.

O HR informou que a jovem passou por outra cirurgia para eliminar pequenos entupimentos nas artérias. Mesmo assim, a equipe médica não descarta a possibilidade de ocorrer a perda do reimplante.

O cirurgião plástico Rafael Anlicoara, que é chefe do serviço de cirurgia plástica do Hospital das Clínicas, falou que o procedimento realizado na jovem é complicada. “A tentativa de reimplantar o couro cabeludo é dificílima. Aqui no Recife temos poucos cirurgiões plásticos habilitados a fazer esse tipo de cirurgia (...) Você tem que fazer uma anastomose para religar uma artéria e uma veia para que o sangue possa entrar e sair desse couro cabeludo. Só refazendo essa perfusão é que o tecido pode viver novamente”, explicou.

A jovem perdeu 100% do couro cabeludo. Segundo o especialista, a equipe do HR não está acostumada com esse tipo de procedimento, mas reforçou que “tudo foi feito com muita boa vontade, mas as condições não eram as melhores”.

Confira os detalhes na entrevista:

Entenda o caso

O acidente com Débora Stefani Dantas de Oliveira, 19 anos, aconteceu no último domingo em um estacionamento de um supermercado no bairro de Boa Viagem, na Zona do Sul do Recife. Débora estava na segunda volta na pista quando o cabelo enrolou no motor do carro. O kartódromo foi interditado na tarde da segunda-feira (12) pelo Procon Estadual. O órgão afirmou que a pista de corrida não estava regulamentada e nem possuía itens de segurança.