Notas Falsas

Mulher é presa ao comprar celular com notas falsas em Olinda

Polícia Federal explica como identificar notas falsificadas

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 03/11/2020 às 8:35
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Polícia Federal autuou uma mulher de 30 anos suspeita de comprar um celular utilizando notas falsas no município de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A mulher comprou um celular de dois adolescentes e teria usado as cédulas falsificadas, mas as vítimas identificaram a fraude e chamaram a polícia.
Segundo o chefe de comunicação da Polícia Federal em Pernambuco, Giovani Santoro, a criminosa acabou sendo presa.

“Ela foi presa por policiais militares do primeiro BPM de Olinda, quando eles receberam a informação dos jovens. A mulher foi autuada em flagrante por estar com notas falsas e por ter as colocado em circulação. As penas para esse tipo de crime variam de três até 12 anos de reclusão. Ela já fez exame de corpo e delito, passou pela custódia, foi liberada e vai responder esse processo em liberdade”, relatou.

Além das notas utilizadas na compra do aparelho eletrônico, os policiais também encontraram outras notas na residência da mulher. Ao todo, foram 33 notas de R$ 100 e R$ 50 achadas.

Origem

Giovani contou de onde foi a origem das cédulas falsas.
“Ela disse que conhecia uma detenta, a qual não revelou nem os nomes nem detalhes, com medo de retaliação por parte dessa pessoa, que ofereceu para ela 30% se ela repassasse essas notas falsas na compra de celular. Essa detenta foi quem aliciou ela, e também entrava em sites de compra e venda de celulares para se dirigir até onde ela estava para que ela pudesse repassar as notas. Quando dava certo e o celular era comprado com as notas falsas, eles vendiam depois e ela ficava com 30%. Então, todo o esquema era programado por essa detenta, que atualmente está cumprindo pena no sistema prisional feminino pernambucano”, explicou.

Prisão

De acordo com o assessor, a mulher que foi presa, autuada e liberada em audiência de custódia irá responder aos crimes de trazer consigo e colocar em circulação notas falsas.

Atenção

Giovani pediu a atenção ao lidar com notas falsificadas.

“Importante salientar que se alguém receber notas falsas é preciso acionar imediatamente a Polícia Militar local e, se não tiver condições, trazer aqui para a Polícia Federal se for uma nota de boa impressão. Se não for, entregar na Polícia Civil ou até mesmo nos bancos. Se recebeu notas falsas e às vezes as pessoas não querem ficar no prejuízo e repassa novamente tem que tomar muito cuidado porque a pena é a mesma” alertou.

Como saber se a nota é falsa

O assessor deu algumas dicas de segurança para perceber quando uma nota pode ser falsa.

- Com relação à textura do papel, em uma nota falsa a textura costuma ser lisa diferente do papel verdadeiro que é mais áspero.

- Na impressão da nota, em uma falsa as cores não são tão vivas e vibrantes quanto em uma verdadeira.

- Numeração das notas: se receber duas ou três notas de igual valor, se a numeração tiver repetida é sinal que é falsa.

- Olhar sempre a marca d’água contra luz.

- O comerciante não precisa ter pressa no atendimento para analisar com cuidado o dinheiro recebido.

Ouça a reportagem de Chintia Ferreira:

https://hearthis.at/5273382/