Eleições 2022

ELEIÇÕES: Marília Arraes ou Danilo Cabral? Lula confirma qual candidato apoia para governador de Pernambuco

Maior cabo eleitoral de Pernambuco, Lula tem a imagem usada por Marília e Danilo, mas candidato à Presidência revelou qual dos dois ele apoia

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 20/07/2022 às 8:25 | Atualizado em 20/07/2022 às 8:34
Notícia
DIVULGAÇÃO
Lula e Danilo; Lula e Marília. Ato de hoje oficializará presencialmente apoio de Lula para Marília Arraes no segundo turno contra Raquel Lyra, anteriormente Lula apoiou Danilo Cabral do PSB - FOTO: DIVULGAÇÃO

Político mais popular do Nordeste, Lula (PT) tem a capacidade de atrair o olhar de muitos eleitores para candidatos ao governo e Senado em vários estados da região. Em Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade) e Danilo Cabral (PSB) usam a imagem do petista para atrair os simpatizantes do petista, mas Lula tem muito claro quem apoia nessa disputa.

Em entrevista ao Jornal do Commercio publicada nesta quarta-feira (20), Lula deu uma resposta curta e protocolar sobre a disputa eleitoral em Pernambuco. 

O ex-presidente explicou que apoia Danilo Cabral, em razão de uma aliança nacional entre os partidos PT e PSB. Na resposta, no entanto, Lula não deixa claro se esta seria sua preferência pessoal, já que evidenciou somente o argumento de que o apoio ao atual deputado federal está ligada à uma estratégia eleitoral. 

Lula disse: "O PT tem uma aliança nacional com o PSB e uma aliança com o PSB em Pernambuco. Meu candidato em Pernambuco é Danilo Cabral e estou indo para agendas com ele em Serra Talhada, Garanhuns e Recife", disse Lula, em resposta à repórter Amanda Azevedo, do JC. 

Disputa por Lula

Ex-filiada ao PT em Pernambuco, Marília Arraes tem longa relação com Lula. Os dois nunca esconderam sorrisos e trocas públicas de mensagens respeitosas. 

Ao longo de momentos críticos, quando o ex-presidente enfrentou processos judiciais, Marília foi uma das políticas pernambucanas mais ferrenhas na defesa do petista. 

.

Marília Arraes se encontrou com Lula no sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo dos Campos, em São Paulo, onde o petista ficou durante alguns dias antes de ser preso pela Lava Jato em abril de 2018. 

Recentemente, Marília Arraes divulgou nova foto ao lado de Lula. Na foto, também aparece Geraldo Alckmin, vice de Lula nas eleições deste ano, que é do PSB (o mesmo partido de Danilo Cabral). 

 GABRIEL PAIVA
PALANQUE DUPLO Pré-candidata também posou para foto com o ex-presidente e Geraldo Alckmin, que é do PSB - GABRIEL PAIVA

Marília Arraes também é a pré-candidata ao governo de Pernambuco mais bem pontuada nas pesquisas eleitorais divulgadas recentemente. 

.

Pesquisa Ipespe divulgada no dia 4 de julho e encomendada pela Folha de Pernambuco mostra que Marília tinha 29% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Raquel Lyra (PSDB), com 13%.

Danilo Cabral aparece em quarto lugar, com 10% das intenções de voto. A margem de erro é de 3,2% para cima ou para baixo. 

Comentários