Eleições 2022

Tarcísio de Freitas liga para Vera Magalhães: Veja o que bolsonarista disse à jornalista

Candidato de Bolsonaro em SP, Tarcísio de Freitas telefona para Vera Magalhães após ataque de apoiador contra jornalista

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 14/09/2022 às 11:48 | Atualizado em 26/09/2022 às 11:12
Notícia
REPRODUÇÃO FACEBOOK
A jornalista Vera Magalhães foi atacada novamente em debate, deputado estadual ligado a Bolsonaro foi o responsável - FOTO: REPRODUÇÃO FACEBOOK

O candidato a governador de São Paulo pelo PL, Tarcísio de Freitas, telefonou para a jornalista Vera Magalhães na manhã desta quarta-feira (14). As informações são da colunista da Folha de SP Mônica Bergamo. 

Segundo a reportagem, Tarcísio de Freitas pediu desculpas a Vera por causa dos ataques do candidato a deputado federal Douglas Garcia contra a jornalista.

A convite da campanha de Tarcísio, Douglas estava em um debate promovido pela TV Cultura entre os candidatos ao governo de SP, na noite de terça-feira (13), quando insultou Vera que estava sentada na plateia. 

"Um idiota"

"Eu telefonei e pedi desculpas por esse cara [Douglas Garcia] estar lá com uma credencial cedida pela minha campanha. Eu mal conheço, nem tenho contato com esse idiota", disse Tarcísio que, segundo Bergamo, estava visivelmente contrariado. 

"É o fim da picada. Não precisamos desse tipo de violência e de agressão", afirmou Tarcísio. "Nem dormi direito de ontem para hoje. Fiquei muito triste, muito mesmo", acrescentou o candidato. 

O candidato do PL ao governo de SP disse que Douglas entrou em contato com a campanha dele pedindo para acompanhar o debate. Como sobrava um convite, a senha foi disponibilizada. 

"Se soubéssemos que ele iria lá para isso [agredir a jornalista], jamais teríamos cedido a credencial. Ele traiu a minha confiança". "O cara fez isso [atacar Vera] para aparecer, pegou a credencial para me usar, aparecer para um eleitorado radical. É lamentável", criticou. 

.

Ainda de acordo com Freitas, Douglas está vetado de participar de atos de campanha pelo governo de SP. Na avaliação de Tarcísio, Vera está na posição de fazer perguntas duras e que cabe ao candidatos responderem a todas elas.

Efeito Bolsonaro

Tarcísio Gomes de Freitas é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Durante o ataque contra Vera Magalhães, Douglas Garcia repetiu a mesma frase de Bolsonaro em debate promovido pela TV Bandeirantes, quando o presidente que tenta se reeleger disse que Vera seria, nas palavras dele, "uma vergonha para o jornalismo". 

Diferente da frase dita por Bolsonaro e repetida por Douglas, entidades de defesa dos jornalistas emitiram notas repudiando os ataques contra Vera Magalhães, que é considerada uma das principais profissionais de imprensa do país.

Com três décadas de experiência, Vera já passou por várias redações de jornais do país, tem em seu currículo entrevistas e coberturas memoráveis, além de ser uma grande influência para outros jornalistas. 

"O presidente é uma pessoa, eu sou outra. O presidente cresceu no conflito. Ele é um fenômeno político, que tem densidade grande, arrasta multidões. Dá caneladas que eu acho que não precisaria dar. Eu não tenho as mesmas características dele nem pretendo imitá-lo. Estou fazendo campanha pela primeira vez e tenho aprendido muito", analisou Tarcísio de Freitas. 

Comentários