ELEIÇÕES 2022

Ônibus de graça no dia da eleição? Partido vai ao STF para pedir passe livre no transporte público nas Eleições 2022

Segundo a legenda, o objetivo é evitar que as desigualdades sociais reflitam na restrição ao voto

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 29/09/2022 às 10:24 | Atualizado em 29/09/2022 às 10:30
Notícia
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Ônibus podem ficar de graça no domingo (2) - FOTO: DAY SANTOS/JC IMAGEM

No próximo domingo (2), dia do primeiro turno das Eleições 2022, o transporte público poderá ficar de graça para os milhões de brasileiros irão às urnas escolher quem irá ser seus representantes nos poderes Executivo e Legislativo nos próximos quatro anos.

Isso porque a Rede Sustentabilidade acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a gratuidade no transporte público durante o primeiro turno da eleição.

O partido ingressou com a ação na Suprema Corte na quarta-feira (28), na qual também pede que haja manutenção das frotas de ônibus em todo o Brasil.

.

O pedido foi apresentado à Corte após a prefeitura de Porto Alegre (RS) suspender a isenção da tarifa no dia da votação.

Como, geralmente, o transporte público é um direito regulamentado por prefeituras e a concessão de passe livre, ou não, depende de fluxo de despesas de cada chefe de Executivo Municipal, a Rede sugere que a União compense os gastos mais à frente.

A ação prevê que as prestadoras de serviços, privadas ou públicas, possam buscar o ressarcimento de eventuais despesas junto às prefeituras, que, por sua vez, poderão solicitar a compensação de gastos ao Governo Federal", informou a legenda, em nota.

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), considerou a iniciativa como uma estratégia para privar eleitores com menor capacidade financeira de chegar aos locais de votação.

A porta-voz da Rede, Heloísa Helena, afirmou que o partido busca evitar que as desigualdades sociais reflitam na restrição ao voto.

“Os mais necessitados não podem ser ignorados e menosprezados por quem detém poder econômico”, disse Helena.

QUAL É O DIA DA ELEIÇÃO? QUAL É O HORÁRIO DA ELEIÇÃO?

O primeiro turno das Eleições 2022 está marcado para o dia 2 de outubro, e o segundo turno (se houver) será no dia 30 de outubro.

Diferentemente de outros anos, para esta eleição, o fuso horário para a votação é um só em todo o país, o de Brasília, das 8h às 17h. 

SIMULADOR URNA ELETRÔNICA 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um simulador para o eleitor testar como será o dia da eleição. A proposta do TSE é fornecer ao eleitor uma experiência de estar diante da urna eletrônica como no dia da eleição.

No simulador de urna eletrônica é possível que o eleitor repita várias vezes o voto, explore as possibilidades de voto em um candidato, de voto branco, de voto nulo, de voto de legenda e corrija seu voto quantas vezes forem necessárias.

Para evitar erros no dia 2 de outubro, acesse o simulador de votação na urna eletrônica para as Eleições 2022.

Comentários