Lula é contra o aborto

LULA É A FAVOR OU CONTRA O ABORTO? Entenda a verdade e não caia mais em fake news

Mensagens falsas compartilhadas por bolsonaristas nas redes sociais tentam fazer eleitores acreditarem que o candidato Lula defende o aborto; Petista já declarou diversas vezes ser contra o aborto

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 04/10/2022 às 7:32 | Atualizado em 26/10/2022 às 10:48
Notícia
MIGUEL SCHINCARIOL / AFP
Lula - FOTO: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

Ao longo da campanha eleitoral, mensagens falsas divulgadas nas redes sociais dizem que o candidato à Presidência Lula (do PT) é a favor do aborto. A informação não é verdadeira. Entenda:

Na verdade, Lula já deu disse em várias entrevistas e discursos ser contra o aborto. "Eu sou contra o aborto", declarou Lula em entrevista no dia 7 de abril de 2022 na rádio Jangadeiro Band News de Fortaleza. 

A reportagem continua depois do vídeo que mostra como acessar o título de eleitor pelo celular

O candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), também é contra o aborto. "O presidente Lula é contra o aborto, eu sou contra. Ele foi presidente oito anos e não mudou lei nenhuma", disse Alckmin em entrevista ao podcast evangélico SIMpodCRER. 

Em sabatina no UOL em 29 de setembro, Alckmin reforçou que ele e Lula são contra o aborto. 

>>> LEIA: É falso que Lula tenha dito que nem Deus tira a vitória dele. Veja informação correta.

A reportagem continua depois do vídeo que mostra Geraldo Alckmin dizendo ser contra o aborto. 

No site oficial do PT, um texto oficial do partido também reforça que Lula é contra o aborto e que as informações divulgadas nas redes sociais por bolsonaristas são falsas. "Lula jamais fez apologia ao aborto de forma indiscriminada", diz o texto do PT.

O site do partido também mostra trechos do discurso do pastor Oliver Costa Goiano, da Igreja Batista, em encontro com Lula no Rio de Janeiro, em setembro deste ano. 

“Os governos Lula e Dilma de forma alguma foram abortistas. [Foram] a vitória contra a Fome, a educação e o sucesso do Bolsa Família que salvaram milhares de crianças neste país”, disse o pastor. 

.

SAÚDE

As mensagens mentirosas alegando que Lula seria supostamente a favor de Lula ganharam forças depois que Lula disse que mulheres que tentassem o aborto deveriam receber tratamento de saúde do Estado. 

"Mesmo eu sendo contra o aborto, ele existe. O Estado tem que dar atenção às pessoas pobres que fazem a prática clandestinamente", esclareceu Lula na entrevista à rádio cearense. 

No primeiro semestre de 2020, o SUS atendeu 80 mil mulheres em razão de abortos malsucedidos. No mesmo período, foram realizados 1.024 abortos de casos previstos em lei (risco de vida para a mãe ou gravidez decorrente de estupro ou feto com anencefalia). 

No Brasil, novas leis ou mudanças na legislação são realizadas por deputados federais e senadores e, não, pelo presidente da República. 

Comentários