ALIANÇAS NO SEGUNDO TURNO

Quem Ciro Gomes vai apoiar? PDT pede adesão do PT para três propostas de Ciro e promete se posicionar nesta terça

Executiva partidária do PDT deve se reunir nesta terça-feira (4) para debater sobre posicionamento no segundo turno das eleições

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 04/10/2022 às 9:41 | Atualizado em 04/10/2022 às 14:39
Notícia
EVARISTO SA / AFP
Ciro Gomes (PDT) ficou em quarto lugar nas eleições 2022 - FOTO: EVARISTO SA / AFP

O posicionamento de Ciro Gomes (PDT) no segundo turno das eleições presidenciais de 2022 está sendo bastante aguardado por lideranças partidárias e eleitores que estiveram com o candidato no primeiro turno.

Ainda na tarde do domingo (2), nos momentos iniciais da apuração das urnas, Ciro fez um pronunciamento público e pediu calma para pensar nos próximos passos.

O candidato do PDT ficou em quarto lugar na disputa presidencial, o pior resultado entre as quatro vezes que se candidatou para o Planalto.

Para a imprensa, ele reforçou que estava "profundamente preocupado" com o cenário das coisas que estavam acontecendo no Brasil.

"Eu peço a vocês que me deem mais algumas horas para conversar com meus amigos, conversar com meu partido para que a gente possa achar o melhor caminho, o melhor equilíbrio para bem servir à nação brasileira", finalizou na coletiva realizada no domingo (2).

Acordos com o PT

O presidente do PDT, Carlos Lupi, havia confirmado que o partido deverá se reunir nesta terça-feira (4) para anunciar o posicionamento da sigla no segundo turno da eleição. Ele defendia que fosse feito o apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A definição saiu nesta terça-feira (4), após encontro de lideranças do partido. Ciro Gomes, que concorreu pelo PDT no primeiro turno, ainda não definiu seu posicionamento, mas o presidente do PDT já tem expectativas.

 

.

Ciro Gomes vai apoiar Lula?

Carlos Lupi destacou que o encontro da Executiva partidária deve acontecer nesta terça-feira (4) e espera que Ciro Gomes apoie a posição da sigla.

Para ele, é improvável que Ciro discorde da opinião escolhida pelo partido.

"Acho que ele vai seguir a orientação do partido, criou uma relação com o partido muito forte, comigo mais ainda. Acho muito difícil ele não acompanhar a orientação do partido", continuou Lupi.

Posicionamento de Ciro Gomes

Durante a tarde desta terça-feira, Ciro publicou uma mensagem no Twitter se posicionando no cenário do 2° Turno. Sem citar o nome do candidato Lula, ele afirmou que vai seguir a decisão do partido e apoiar a candidatura do petista.

Comentários