ELEIÇÕES 2022

ACM NETO APOIA BOLSONARO? Veja o que se sabe sobre a posição do candidato a governador da Bahia

Candidato do União Brasil ao governo da Bahia, ACM Neto defende sua posição internamente na legenda

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 05/10/2022 às 10:16 | Atualizado em 10/10/2022 às 11:49
Notícia
REPRODUÇÃO/TV BAHIA
ACM Neto (União), candidato ao governo da Bahia - FOTO: REPRODUÇÃO/TV BAHIA

O ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto, ficou em segundo lugar no primeiro turno, atrás do postulante do PT, Jerônimo Rodrigues.

Com a disputa direta entre ele o candidato apoiado oficialmente pelo ex-presidente Lula (PT), que tenta voltar à Presidência, ACM Neto deve anunciar um posicionamento sobre as eleições nacionais em breve.

A decisão que já foi tomada leva em consideração avaliações feitas em reuniões internas. Segundo integrantes da campanha de ACM, o grupo foi unânime na posição que deve tomar.

ACM NETO APOIA BOLSONARO?

Segundo o jornal O Globo, o ex-prefeito não deve declarar alinhamento ao presidente Jair Bolsonaro (PL) como estratégia para ultrapassar o adversário petista.

Isso porque uma adesão ao candidato do PL, que tenta a reeleição, poderia afugentar uma parcela de eleitores que o apoiou na primeira etapa da eleição.

Além disso, aliados de Neto avaliam que os eleitores que votaram em João Roma (PL) migrarão naturalmente para o ex-prefeito de Salvador, pela rejeição ao PT. 

UNIÃO BRASIL PODE APOIAR BOLSONARO

Dirigentes do União Brasil estão sendo cobiçados tanto por Jair Bolsonaro (PL) como por Lula(PT) neste segundo turno, mas divergem sobre o rumo a seguir na disputa.

A maioria dos diretórios estaduais tende a apoiar Bolsonaro, mas o respaldo ao atual chefe do Executivo esbarra em duas figuras-chave do partido: Luciano Bivar, que preside a União Brasil, e ACM Neto, secretário-geral.

Segundo aliados, Bivar quer declarar apoio a Lula, mas não tem condições políticas de fazer uma articulação interna que leve a sigla para esse caminho.

Comentários