ELEIÇÕES 2022

BOLSONARO LIGOU PARA LULA? Saiba se atual presidente cumpriu tradição de parabenizar o adversário campeão nas eleições de 2022

Ligação entre oponentes na disputa presidencial é tradição no Brasil

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 31/10/2022 às 6:17 | Atualizado em 31/10/2022 às 6:46
Notícia
MIGUEL SCHINCARIOL / AFP E CLAUBER CLEBER CAETANO/PR
Nova pesquisa Datafolha: Lula tem 52% e Bolsonaro, 48%, dos votos válidos - FOTO: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP E CLAUBER CLEBER CAETANO/PR

Nas eleições brasileiras, sempre que dois candidatos disputam pleitos importantes e significativos para a nação, é tradição que o perdedor ligue ao vencedor para dar os parabéns pelo novo cargo.

Entre governadores e presidentes, a ligação da vitória é o comum momento em que as adversidades são deixadas de lado para destacar o respeito e reconhecimento da democracia e da escolha do povo.

No entanto, as eleições de 2022 não foram comuns. O pleito foi o mais acirrado desde a redemocratização, em 1989.

Além disso, a campanha entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) também foi marcada por turbulentos confrontos. 

Por isso, o Brasil inteiro aguardou para saber se, ao descobrir o resultado das urnas, elegendo Lula como o novo presidente, Bolsonaro teria ligado para o adversário e parabenizado sua vitória.

O petista comentou sobre a situação durante um de seus discursos na comemoração organizada na avenida Paulista, em São Paulo, durante a noite do domingo (30).

.

Até aquele momento, Lula ressaltou que Bolsonaro não teria lhe procurado para parabenizá-lo pela vitória nas urnas. Apesar de não ser um rito oficial, a tradição é histórica entre adversários.

"O presidente derrotado teria que ter ligado pra mim reconhecendo a derrota. Não ligou e não sei se vai ligar", declarou em meio à multidão.

Comentários