ONDE ESTÁ BOLSONARO? Revelado o paradeiro de presidente derrotado por LULA, que está sumido desde resultado da eleição

Revelado onde Bolsonaro está; candidato derrotado sumiu depois de saber da vitória de Lula na noite de domingo (30)
Gabriel dos Santos
Publicado em 31/10/2022 às 10:28
Jair Bolsonaro perdeu as eleições presidenciais para Lula nesse domingo (30) Foto: Sergio Lima / AFP


Pela primeira vez desde que foi derrotado por Lula nas urnas no domingo (30 de outubro), Jair Bolsonaro apareceu publicamente na manhã desta segunda-feira (31). Apesar disso, mais de 12 horas após o fim da apuração, o ainda presidente se mantém em silêncio.

O presidente foi visto deixando o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República em Brasília, dentro de um carro em direção ao Palácio do Planalto, de onde despacha o chefe do Executivo. 

No domingo, Bolsonaro votou logo cedo no Rio de Janeiro. Em seguida, sobrevoou a capital fluminense em um helicóptero e, depois, voltou para Brasília, onde acompanhou a apuração dos votos, ao lado de familiares mais próximos no Alvorada. 

De acordo com informações da jornalista Andreia Sadi, do G1 e GloboNews, aliados de Bolsonaro que tentaram falar com o presidente ainda na noite do domingo, logo após o anúncio oficial da eleição de Lula, foram informados de que o candidato derrotado havia ido dormir. 

SILÊNCIO

Até a manhã desta segunda-feira (31), mais de 12 horas após o anúncio da vitória de Lula, Bolsonaro ainda não se manifestou publicamente.

Não há relatos também de que ele tenha ligado para o candidato eleito, reconhecendo a derrota e desejando boa sorte para o novo mandato do petista. Tradicionalmente desde a redemocratização, é comum que os candidatos derrotados, em respeito à democracia, confirmem, em poucas horas, o resultado das urnas - o que Bolsonaro ainda não fez. 

Segundo a jornalista Julia Duailibi, da GloboNews, Bolsonaro ficou isolado e sem apoio para contestar o resultado das urnas. 

Logo após o resultado oficial de que Lula havia sido eleito, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, aliado de Bolsonaro, fez um pronunciamento reconhecendo a vitória do petista. 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também reconheceu a vitória de Lula em pronunciamento ao lado do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, e de outros ministros do Supremo Tribunal Federal, como Carmen Lúcia. 

SILÊNCIO NAS REDES SOCIAIS

Até a última atualização desta reportagem, nem Bolsonaro nem nenhum de seus filhos havia se pronunciado nas redes sociais sobre o resultado das eleições, que consagrou Lula como novo presidente. 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory