Pantanal

Pantanal: SBT reprisou? A novela estreia na Globo em 2022

A exibição original foi transmitida duas vezes, a primeira em 1990, a segunda décadas depois

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 02/03/2022 às 19:46 | Atualizado em 15/03/2022 às 15:10
Notícia
Reprodução/Instagram
Marcos Palmeira e Almir Sater estiveram na primeira versão e estarão no remake de Pantanal - FOTO: Reprodução/Instagram

Ao longo de suas exibições, Pantanal esteve presente em mais de uma geração. A telenovela fez sucesso em 1990, quando foi exibida originalmente na TV Manchete. Décadas depois, a emissora de Silvio Santos comprou os direitos e apresentou na sua grade de programação.

Quando o SBT reprisou a novela Pantanal?

Podem falar que o SBT brigou pelo folhetim, isso porque só adquiriu os direitos das fitas da novela através de um leilão. A novela era transmitida na faixa das 22h entre junho de 2008 e janeiro de 2009.

Curioso que o horário era deveras flexível, porque só poderia entrar no ar quando "A Favorita", novela das 21h da Globo à época, encerra o capítulo.

.

Processos contra o SBT

Isso mesmo, Silvio Santos levou processo de Benedito Ruy Barbosa, autor da primeira versão e da TV Globo, que já planejava o remake da novela. O escritor alega danos morais.

A TV Globo processou por ter os direitos autorais da obra original, enquanto o SBT transmitia a versão da extinta Manchete, adquirida num leilão.

O resultado do processo veio anos depois, Benedito saiu vencedor apenas em 2021 e teria recebido R$250 mil. Insatisfeito recorreu e segundo o colunista Léo Dias, a empresa de Silvio Santos desembolsou R$10 milhões em outubro de 2021.

É possível assistir a exibição original de Pantanal?

A versão original é possível encontrar de forma não oficial no Youtube, sem garantias de capítulo completo. O folhetim não está disponível em nenhum meio legal, como algum streaming.

Quando estreia Pantanal na Globo?

Já tem data marcada: 28 de março, uma segunda-feira entra na grade da TV Globo na faixa das 21h, substituindo "Um Lugar Ao Sol".

Comentários