Novela Pantanal

NOVELA PANTANAL: ator pernambucano Renato Góes tremeu ao ser convidado para viver Zé Leôncio

O ator também falou sobre uma coincidência entre ele e Paulo Gorgulho, que interpretou Zé Leôncio na primeira versão de Pantanal

Ana Roberta Amorim
Ana Roberta Amorim
Publicado em 17/03/2022 às 16:32 | Atualizado em 21/03/2022 às 17:12
Notícia
João Miguel Jr/ Globo
Na novela Pantanal, Renato Góes é Zé Leôncio na versão jovem - FOTO: João Miguel Jr/ Globo

Em seu mais novo trabalho na Globo, o ator pernambucano Renato Góes vai viver Zé Leôncio na primeira fase da novela Pantanal. Pai de Jove (Jesuíta Barbosa), protagonista da novela ao lado de Juma Marruá (Alanis Guillen), o pantaneiro tem uma importante função na trama. Na segunda fase da novela, Renato será substituído por Marcos Palmeira.

Em entrevista ao Notícias da TV, o ator disse que já esperava receber o convite para participar da novela, mas quando ele de fato aconteceu ele sentiu uma grande responsabilidade. 

"Quando recebi a ligação do Papinha, tremi da cabeça aos pés. Eu já tinha expectativas [de ser convidado] há algum tempo, desde que saíram as primeiras escalações. Sabia que seria um trabalho com uma responsabilidade muito grande. Um baita desafio que se revelou muito gostoso", relembrou. 

.

Como preparação para viver Zé Leôncio, Renato resolveu ir à fazenda de uns amigos, na região do Centro-Oeste, a fim de fazer um laboratório da vida de um pantaneiro e se acostumar com as belas paisagens do local para parecer acostumado ao ambiente. 

"Eu treinava [ser como um pantaneiro] com os meus amigos. Às vezes, eu só tinha ouvido as histórias que contava uma vez só, mas fingia que já as sabia há anos. Foi um pouco do meu laboratório para depois gravar a novela durante quase 50 dias direto", contou. 

Além disso, o ator reassistiu à primeira versão da novela, exibida na TV Manchete em 1990. "Revi tudo, porque não sou besta (risos). Quis pegar tudo de bom que o Gorgulho fez, porque ele arrasou. Lembro que a exibição original, assim como a reprise no SBT, me marcaram muito. Principalmente a trilha de abertura. Eu ficava com aquela canção na cabeça", disse. 

Coincidências

Assim como Paulo Gorgulho, responsável pelo personagem Zé Leôncio na primeira fase da novela, em 1990, Renato recebeu a visita da esposa, Thayla Ayala quando ela estava grávida de 6 meses. Segundo ele, ela precisou ir escondida e ficar na casa do também ator Almir Sater.

Em conversa com Gorgulho, Góes descobriu a coincidência. "Ele me contou que também levou sua mulher grávida de 6 meses para a casa do Almir enquanto gravava a novela", disse em entrevista ao UOL.

 

Comentários