Famosos

BLACKFACE: Acusado de racismo no 'Mais Você', participante do 'Jogo de Panelas' toma remédios e ameaça não ir à final

Ana Maria Braga alertou um dos participantes do programa sobre blackface

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 21/05/2022 às 10:13 | Atualizado em 23/05/2022 às 10:05
Notícia
Reprodução/ TV Globo
Participante pinta todo o corpo e chama atenção de Ana Maria Braga - FOTO: Reprodução/ TV Globo

Na manhã da sexta-feira (20) Anderrupson Fernandes, participante do "Jogo de Panelas" no Mais Você, acabou sendo acusado de racismo pela própria apresentadora do programa. Ana Maria Braga se mostrou bastante surpresa quando viu o homem se pintando para mudar a cor, acabando por alertar que aquilo se tratava de "BlackFace".

PARTICIPANTE TOMA REMÉDIOS APÓS EXIBIÇÃO DO PROGRAMA

Após a exibição do programa, Anderrupson mostrou que estava bastante revoltado com a situação e revelou ao portal de notícias "Observatório da TV" que precisou se medicar.

"Para mim, foi um pesadelo, porque eu estava vivendo um momento bacana da minha vida, é uma experiência legal, são pessoas por quem tenho pareço muito grande", iniciou.

"Ana Maria Braga é uma das maiores comunicadoras do país e eu gosto do jeito dela ser, mas faltou um pouco de empatia dela de não me dar a resposta de pronto-atendimento", continuou.

Durante a entrevista, Anderrupson comentou que tudo havia se tornando um momento difícil para ele, até mesmo sua família se viu afetada com a situação que ocorreu no programa.

"Ficou difícil, minha cabeça começou a doer, tive de tomar dois analgésicos. Minha mulher sofreu junto comigo. Com certeza meus pais estão muito preocupados. Acho que ninguém pensa na empatia do outro lado", disse o participante.

"O pessoal só pensa no assunto, mas e a outra pessoa? E quem vai sofrer junto com ela? A gente vai dar uma oportunidade para ele se retratar no mesmo momento ou vai deixá-lo sofrer? Falou essa empatia, porque eu não sou uma má pessoa Acho que eu merecia um direito de resposta simultâneo à crítica", finalizou.

ENTENDA O QUE ACONTECEU

O último jantar do quadro "Jogo de Panelas", gravado em Brasília antes da pandemia, teve o tema inspirado na África. Por causa disso, muitos participantes foram vestidos de acordo com a cultura africana.

Apesar de parecer uma boa ideia, nem todos os participantes agradaram. Anderrupson decidiu pintar todo o corpo para parecer com uma pessoa preta, fazendo com que Ana Maria Braga lhe chamasse atenção.

"A gente está tentando esclarecer aqui para que isso não ocorra nas festas, nos lugares em que você for. É um comportamento que não deve mais se repetir", explicou a apresentadora.

"Foi um recurso muito utilizado pela aristocracia escravista que fazia da técnica do blackface uma forma de estereotipar, de negar a humanidade das pessoas negras", disse Roseane Borges.

Felipe, que era anfitrião da vez, também se pronunciou sobre o ocorrido. "O Anderrupson estava muito legal, mas mais uma vez ele traz a ingenuidade, né? Não precisa se pintar de negro. A gente não brinca de ser negro, a gente é de verdade. A gente tem toda uma história e isso é muito sofrido", disse.

PRONUNCIAMENTO DO PARTICIPANTE

Comentários