Programa

BLACKFACE: Ana Maria Braga para programa após polêmica envolvendo participante

O momento aconteceu durante o quadro "Jogo de Panelas"

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 20/05/2022 às 16:38
Notícia
Reprodução/ TV Globo
Homem muda cor de pele durante programa "Mais Você" - FOTO: Reprodução/ TV Globo

Na manhã desta sexta-feira (20) Ana Maria Braga, apresentadora do "Mais Você", na TV Globo, precisou parar o programa para chamar atenção de um dos participantes do quadro "Jogo de Panelas". No momento do ocorrido, o homem acabou sendo alertado sobre estar praticando "blackface".

.

ANA MARIA BRAGA ALERTA PARTICIPANTE SOBRE BLACKFACE

O último jantar do quadro "Jogo de Panelas", gravado em Brasília antes da pandemia, teve o tema inspirado na África. Por causa disso, muitos participantes foram vestidos de acordo com a cultura africana.

Apesar de parecer uma boa ideia, nem todos os participantes agradaram. Anderrupson decidiu pintar todo o corpo para parecer com uma pessoa preta, fazendo com que Ana Maria Braga lhe chamasse atenção.

"A gente está tentando esclarecer aqui para que isso não ocorra nas festas, nos lugares em que você for. É um comportamento que não deve mais se repetir", explicou a apresentadora.

"Foi um recurso muito utilizado pela aristocracia escravista que fazia da técnica do blackface uma forma de estereotipar, de negar a humanidade das pessoas negras", disse Roseane Borges.

Felipe, que era anfitrião da vez, também se pronunciou sobre o ocorrido. "O Anderrupson estava muito legal, mas mais uma vez ele traz a ingenuidade, né? Não precisa se pintar de negro. A gente não brinca de ser negro, a gente é de verdade. A gente tem toda uma história e isso é muito sofrido", disse.

O QUE É BLACKFACE?

Blackface se refere à prática de atores que se coloriam com o carvão de cortiça para representar personagens afro-americanos de forma exagerada. Essa prática blackface configura um ato racista, extremamente repreendido pela comunidade negra.

PARTICIPANTE SE PRONUNCIA

Após todo o acontecimento, Anderrupson aproveitou as suas redes sociais para se desculpar por ter praticado blackface durante um jantar com temática africana.

"Fui acometido a uma situação chamada blackface, que eu não conhecia. Dei uma lida rápida, mas vou ser um pouco mais incisivo com mais tempo. Eu quero pedir desculpa, perdão, para qualquer pessoa que se sentiu ofendida por eu ter passado base e mudado meu tom de pele na minha apresentação", iniciou.

Confira pronunciamento completo:

Comentários