DUBLAGEM

LIGHTYEAR: Marcos Mion é o dublador do Buzz em nova animação da Disney/ Pixar

Após críticas com a 'troca' de dubladores, diretor afirma que os personagens são bem diferentes, apesar de um ser baseado no outro.

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 16/06/2022 às 19:33
Notícia
Reprodução/Instagram
Marcos Mion vai ser o dublador do protagonista - FOTO: Reprodução/Instagram

Assumir o papel de quem esteve à frente de um projeto há anos não é nada fácil. No entanto, Marcos Mion está aprendendo a lidar com isso.

Após ser contratado pela TV Globo para assumir o Caldeirão nas tardes de sábado, o apresentador recebeu outro desafio: substituir Guilherme Briggs, dublador do Buzz Lightyear desde 1995.

Porém, como o próprio diretor contou em entrevista, os personagens são bem diferentes, apesar de um ser baseado no outro.

.

O que diz o diretor

"Há uma ideia central sobre o Buzz que percebemos quando examinamos, mais atentamente, todos os filmes de Toy Story: Buzz discorda da natureza da realidade", explicou Angus.

"No primeiro Toy Story, ele acredita ser um patrulheiro espacial de verdade, enquanto Woody insiste em dizer que ele é um brinquedo. No segundo filme, eles tiveram que trazer outro Buzz Lightyear para provocar essa questão novamente", relata sobre o conflito interno do personagem.

"E ele precisou convencer seu 'outro eu' de que ELE era um brinquedo. Existe também o 'Buzz Espanhol' [em Toy Story 3] e o monólogo interno [em Toy Story 4]. Isso foi um alicerce para algo que sabíamos que precisávamos explorar", finaliza o cineasta.

Ciente da diferença de realidade do personagem, Mion conta como foi a experiência de dublador.

Divulgação/Disney
Filme 'Lightyear' - Divulgação/Disney

A troca de dubladores

Mion contou em entrevista ao G1 que "se fosse um convite para substituir o Briggs eu teria falado não. É bom deixar isso muito claro".

A animação estreou nesta quinta-feira (16) nas telonas Brasil afora e deve lotar as sessões. A classificação é livre, ou seja, é uma atração disponível e recomendada para todas as idades.

Lightyear tem a duração de 94 minutos (1 hora e 34 minutos). Tempo confortável para que a família inteira tenha uma boa experiência, até mesmo os mais jovens.

A história de Buzz

Essa nova animação não é uma sequência de Toy Story. Trata-se de um spin-off da franquia.

Através do longa é possível descobrir questões profundas sobre a vida do homem sob o capacete, que foram responsáveis por torná-lo uma pessoa bastante séria.

"No universo de Toy Story, Lightyear seria como um filme que talvez Andy tivesse assistido, e que o faria querer um boneco do Buzz", contou MacLane em entrevista à EW.

Reações do público com Marcos Mion

Os comentários negativos eram esperados pelo público, afinal, nossas produções de dublagem têm profissionais elevados à categoria de ídolos.

E também não é a primeira vez que o público vai criticar a notícia de um famoso de outra área dando voz a um protagonista.

Briggs tornou-se referência na dublagem de Buzz Lightyear, além deste, ele também deu voz em outros filmes, como "Freakazoid" e "Samurai Jack".

"Era um sonho meu, ter um personagem icônico da Disney, da Pixar, ao qual as pessoas remetessem a mim e com o qual eu poderia me identificar", diz Mion, que não já tem participação no mundo da dublagem.

O apresentador do Caldeirão foi coadjuvante de "Operação Big Hero" (2014).

Outros dubladores de Lightyear

No Brasil, o protagonista terá as vozes de Marcos Mion; já na versão original, Chris Evans está com essa responsabilidade.

Confira abaixo a lista dos demais personagens e seus intérpretes nacionais e norte-americanos:

  • SOX (César Marchetti / Peter Sohn)
  • IZZY HAWTHORNE (Flora Paulita / Keke Palmer)
  • MO MORISSON (Henrique Reis / Taika Waititi)
  • DARBY STEEL (Lúcia Helena Azevedo / Dale Soules)
  • COMANDANTE ALISHA HAWTHORNE (Adriana Pissardini / Uzo Aduba)

 

Comentários