polêmica

Globo é acusada de plágio em música de vinheta famosa; entenda processo

Vinheta do Campeonato Brasileiro está envolvida na polêmica

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 21/06/2022 às 10:24
Notícia
Reprodução / TV Globo
Imagem da vinheta das transmissões do futebol brasileiro na Globo: música virou caso de Justiça - FOTO: Reprodução / TV Globo
Leitura:

A Rede Globo está sendo processada por plagiar a música tema de abertura das transmissões ao vivo do Campeonato Brasileiro.

A emissora sofreu uma derrota na última semana na ação movida pelos herdeiros do maestro José Hareton Salvanini, morto em 2006.

Agora, um perito nomeado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro entendeu que a emissora, de fato, usou a mesma composição do músico nos jogos de futebol sem ter autorização para isso.

De acordo com portal Notícias da TV, que teve acesso ao laudo pericial, anexado ao processo no último dia 15, a guerra judicial entre a emissora e os herdeiros do compositor ainda está longa de acabar.

O juiz da 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro vai precisar acatar a decisão técnica para condenar a Globo e definir um valor de indenização por danos morais e patrimoniais.

O laudo do perito que analisou a composição indica "substantiva possibilidade de plágio", com a descrição dos instrumentos, ritmos e batidas semelhantes de uma música para outra.

.

ENTENDA O CASO

O maestro Salvanini trabalhou na Globo nos anos 1980 na produção de diversas músicas e vinhetas. Foi nesse período que o compositor criou a faixa Futebol Internacional, utilizada pela emissora nos amistosos da seleção brasileira e em jogos internacionais.

Em 2016, a família do compositor percebeu semelhanças entre a canção e abertura do Campeonato Brasileiro na Globo.

MÚSICA ORIGINAL

 

MÚSICA ACUSADA DE PLÁGIO

Comentários

Mais Lidas