representatividade

Filmes com temática LGBTQIA+ para assistir no Dia do Orgulho

Confira uma lista com 10 filmes de temática e personagens LGBTQIA+ para assistir no Dia do Orgulho

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 28/06/2022 às 9:46
Notícia
Reprodução / Divulgação
Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019) - FOTO: Reprodução / Divulgação

Nesta terça-feira, 28 de junho, comemora-se, internacionalmente, O Dia do Orgulho LGBTQIA+. A data representa todos os anos de luta pela igualdade de direitos, a representatividade na política e aceitação da diversidade na sociedade.

A tendência também reforça a importância do combate a todos os tipos de discriminação e violência contra homossexuais e pessoas transexuais ao redor do mundo.

A data começou a ser celebrada em 1969, quando policiais invadiram o bar gay Stonewall, em Nova Iorque. A 'batida' policial resultou em uma onda de violência e diversos funcionários e consumidores foram presos e agredidos naquela noite.

.

Importância da representatividade 

Na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ o tópico da representatividade é um dos mais importantes, principalmente para pessoas mais novas ou aquelas que estão se descobrindo.

A presença de personagens LGBTQIA+ em filmes, séries e livros, reforça narrativas que representem histórias não heteronormativas, provando que a existência dessas pessoas também é válida e merece atenção.

Abaixo, acompanhe uma lista com 10 filmes com temática e personagens LGBTQIA+ para assistir no Dia do Orgulho.

Filmes LGBTQIA+ para assistir no Dia do Orgulho

Retrato de Uma Jovem em Chamas

Reprodução / Divulgação
Retrato de Uma Jovem em Chamas - Reprodução / Divulgação

Marianne é uma jovem pintora na França do século XVIII, com a tarefa de pintar um retrato de Héloïse para seu casamento, sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne acaba se apaixonando por sua modelo.

Alguém Avisa?

Reprodução / Divulgação
Alguém Avisa? - Reprodução / Divulgação

Nessa comédia romântica natalina as namoradas Harper e Abby visitam a família de Harper para o jantar anual de Natal. No entanto, logo após chegar, Abby percebe que a moça tem mantido seu relacionamento em segredo de seus pais conservadores.

Eu me importo

Reprodução / Divulgação
Eu me importo - Reprodução / Divulgação

Nem toda narrativa LGBTQIA+ precisa ser sobre sofrimento ou as dificuldades de se assumir para o mundo. Nesse filme de ação com toques de comedia, Rosamund Pike interpreta Marla Grayson, uma golpista especializada em enganar idosos. Ao lado da sua esposa Fran, interpretada por Eiza González, as duas se tentam se livrar das acusações e perseguições. 

Desobediência

Reprodução / Divulgação
Desobediência - Reprodução / Divulgação

Ronit precisa voltar para sua cidade natal após a morte de seu pai, um rabino. Uma vez de volta, ela recorda a paixão proibida pela melhor amiga de infância, atualmente casada com seu primo, juntas, as duas exploram os limites da fé e sexualidade.

Rafiki

Reprodução / Divulgação
Rafiki - Reprodução / Divulgação

Nessa trama que relembra um Romeu e Julieta moderno, Kena e Ziki são grandes amigas, mas fazem parte de famílias que são rivais políticas. Por isso, as duas passam a viver um romance secreto quando descobrem sentimentos uma pela outra.

Além disso, a trama se passa no Quênia, local em que a homossexualidade é considerada crime. A história de Kena e Ziki é um exemplo de resistência em meio ao cenário violento em que vivem.,

Moonlight: Sob a Luz do Luar

Reprodução / Divulgação
Moonlight - Reprodução / Divulgação

Black trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso. Essa trama vencedora do Oscar de Melhor Filme trata sobre masculinidade e homossexualidade de forma poética e delicada. 

Com amor, Simon

Reprodução / Divulgação
Com amor, Simon - Reprodução / Divulgação

Aos 17 anos, Simon Spier aparenta levar uma vida comum, mas sofre por esconder um grande segredo: não revelou ser gay para sua família e amigos. E tudo fica mais complicado quando ele se apaixona por um dos colegas de classe, anônimo, na internet.

Carol

Reprodução / Divulgação
Carol - Reprodução / Divulgação

Therese Belivet tem um emprego entediante em uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece Carol, uma elegante e misteriosa cliente. Rapidamente, as duas mulheres desenvolvem um vínculo amoroso que terá consequências sérias.

Hoje eu quero voltar sozinho

 

Reprodução / Divulgação
Hoje eu quero voltar sozinho - Reprodução / Divulgação

Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega em seu colégio, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

Tio Frank

Reprodução / Divulgação
Tio Frank - Reprodução / Divulgação

Após a morte repentina do pai, Frank é forçado a voltar para casa de sua infância, com relutância, para o funeral, e finalmente enfrentar um trauma do qual ele passou toda a sua vida adulta fugindo.

Comentários