Gravidez silenciosa

GRAVIDEZ SILENCIOSA: Médica explica por que algumas mulheres não percebem que estão grávidas

Casos de atriz e de menina de 11 anos que engravidaram ao serem estupradas e demoraram para descobrir gestações chamaram atenção para a 'gravidez silenciosa'; entenda

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 28/06/2022 às 8:50 | Atualizado em 28/06/2022 às 12:08
Notícia
Reprodução
Gravidez silenciosa - FOTO: Reprodução

Nas últimas semanas, notícias de vítimas de estupro que demoraram para descobrir que haviam engravidado durante as violências sexuais que sofreram chamaram atenção para a 'gravidez silenciosa'. De acordo com especialistas, vários motivos podem explicar o fato de gestantes não perceberem que carregam um feto no próprio ventre. 

O que pode explicar a gravidez silenciosa?

Em entrevista ao portal UOL, a ginecologista Carla Delascio aponta que, em muitos casos, as mulheres que têm uma gravidez silenciosa têm irregularidade menstrual. Em carta pública divulgada sobre o fato, no entanto, a atriz Klara Castanho disse que continuou com a menstruação normalmente e que só descobriu a gestação dias antes de dar a luz. 

"Existem mulheres que apresentam um sangramento durante a gravidez, mas que não é menstruação. Pode ser ameaça de abortamento ou a própria placenta, mas que pode ser entendido como menstruação pela paciente", explica a ginecologista e obstetra Viviane Monteiro. 

O descolamento do saco gestacional é outro motivo que provoca sangramento e que pode confundir as mulheres que têm uma gravidez silenciosa.

E a barriga? Não cresce?

Um dos principais símbolos de uma mulher grávida é a barriga que cresce no decorrer dos meses de gestação. No entanto, segundo as especialistas, em alguns casos, as mulheres não têm o mesmo crescimento que outras. 

Mulheres atletas, com tônus muscular fortalecido, ou a genética de cada família pode impedir a aparição de uma barriga maior. 

"Tem algumas pacientes com a musculatura abdominal muito tonificada, que não deixa o útero ficar tão saliente. Aquelas que fizeram abdominoplastia, que também têm uma região com mais tensão abdominal, podem não ter a percepção de volume. As barrigas maiores estão relacionadas à fraqueza muscular", diz Carla.

Tamanho do bebê

Outra explicação possível é quanto ao tamanho do bebê. Sem o acompanhamento de pré-natal adequado, a criança pode não se desenvolver adequadamente. 

"A criança pode ter restrição de crescimento e ter o líquido amniótico diminuído, o que deixa a barriga pequena", acrescenta Carla. 

Mulheres jovens podem demorar a perceber sinais do próprio corpo

"A gravidez gera alterações fisiológicas. Algumas mulheres podem perceber a partir da sétima semana sintomas como enjoo, sonolência, aumento da frequência urinária e sensibilidade nas mamas. Algo que também é frequente no período pré-menstrual", explica Carla, afirmando que os sinais podem confundir as mulheres.

A ginecologista Karen Rocha De Pauw alerta que a falta de percepção sobre o próprio corpo é um problema enfrentado por mulheres mais jovens - como provavelmente aconteceu com a menina de 11 anos estuprada em Santa Catarina. 

Há também quem tente negar o que está sentindo. "Existe esse risco, principalmente se for uma gravidez indesejada. As mulheres reclamam de gastrite, azia, intolerância à lactose. Tudo por falta dessa sensação corpora", explica.

.

Comentários