SÉRIE

STRANGER THINGS: Max teve morte cerebral? Veja o que disseram os criadores da série sobre a personagem de Sadie Sink

Destino final da personagem Max, de 'Stranger Things', ainda é incerto, mas morte cerebral é confirmada

Lívia Maria
Lívia Maria
Publicado em 06/07/2022 às 9:03 | Atualizado em 06/07/2022 às 9:04
Notícia
Reprodução/Netflix
Criadores de 'Stranger Things' revelam que Max (Sadie Sink) teve morte cerebral na série - FOTO: Reprodução/Netflix

[Atenção: o texto contém spoilers da 4ª temporada de 'Stranger Things'!]

A 4ª temporada de Stranger Things foi muito aguardada pelos fãs da série. Recentemente, a segunda parte dos episódios chegou ao catálogo da Netflix e os acontecimentos da trama estão repercutindo muito entre os fãs, especialmente no que diz respeito ao destino da personagem Max (Sadie Sink), já que ela aparece em coma na última cena.

.

Após a repercussão, os criadores da série Matt e Ross Duffer, revelaram aquilo que os fãs mais temiam: Max teve morte cerebral e só está viva porque está conectada aos aparelhos no hospital. Além disso, a personagem ficou cega e teve todos os ossos quebrados.

"Certo, Max sofreu morte cerebral, mas está viva [por aparelhos]. Morte cerebral, cega e todos os ossos quebrados, mas ela está viva. Ela já viu dias melhores com certeza", disseram os irmãos Duffer, em entrevista ao 'Happy Sad Confused'.

Por que Max morreu?

A morte cerebral de Max aconteceu após ela ser vítima de um ataque do Vecna (Jamie Campbell Bower). A personagem queridinha do público sofreu uma tentativa de assassinato do vilão, que foi interrompido por Eleven (Millie Bobby Brown) - o que salvou Max de uma morte na hora, mas a deixou cega e com os ossos quebrados.

O coração de Max chegou a parar por alguns minutos, mas Eleven conseguiu 'ressuscitar' a amiga por meio de telepatia. Entretanto, a heroína teve que se desconectar antes de saber se Max havia sobrevivido.

Veja a cena:

De volta à Hawkins, Eleven buscou entrar na mente de Max, mas não a 'encontrou', o que pode ser explicado pela morte cerebral, já que os pensamentos dela não existem mais. 

O que é morte cerebral ou encefálica?

A morte encefálica é a definição legal de morte. O diagnóstico é dado a partir da ausência de todas as funções neurológicas de forma permanente e irreversível de um paciente.

A morte encefálica pode ser causada por uma severa agressão ou lesão no cérebro, de forma que o sangue que circula no corpo não chega ao órgão.

Como se dá o diagnóstico de morte encefálica?

A definição de morte encefálica é um estado que respeita critérios pré-estabelecidos. Para chegar ao diagnóstico de morte encefálica, os médicos precisam conduzir um protocolo de exames e testes com o paciente, muitas vezes de forma repetida, para chegar à conclusão. Esses exames são baseados em reconhecidas e criteriosas normas médicas.

Os testes buscam analisar se o paciente ainda possui reflexos cerebrais ou pode respirar sem a ajuda de aparelhos. Também podem ser feitos exames de fluxo sanguíneo ou eletroencefalograma para determinar se a ausência de atividade cerebral.

Apesar dos irmãos Duffer terem confirmado a morte cerebral de Max, eles não definiram este como como o destino final da personagem de 'Stranger Things'. Porém, não se sabe como ou se a personagem voltará à vida.

Para os fãs da série, o melhor é manter as expectativas baixas, pois a morte cerebral é irreversível na vida real. Sem o auxílio dos equipamentos que fornecem oxigênio, o coração pararia de bater.

Comentários