NOVELA

A FAVORITA: Donatela vai fugir da prisão? Quem é a verdadeira vilã da novela?

Saiba mais sobre a história de Flora e Donatela na novela 'A Favorita'

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 01/08/2022 às 15:42 | Atualizado em 01/08/2022 às 15:44
Notícia
Reprodução/Tv Globo
A FAVORITA: Flora visita Donatela na cadeia e humilha a rival - FOTO: Reprodução/Tv Globo

Capítulo de pegar fogo é quase um sinônimo de 'A Favorita'. A novela de João Emmanuel Carneiro, que está sendo reprisada no 'Vale a Pena Ver de Novo', conta a história da rivalidade entre Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), que se acusam do assassinato de Marcelo (Flávio Tolezani).

Leia nesta matéria:

  • Donatela é presa após a morte de Dr. Salvatore?
  • Confira o resumo de 'A Favorita' de 1 a 5 de agosto;
  • Donatela vai fugir da prisão?
  • Quem matou Marcelo, pai de Lara?
  • Veja cena do assassinato de Marcelo;
  • Flora ou Donatela: quem é a vilã?
  • Qual o verdadeiro segredo de Cilene?
  • Quando Lara descobre a verdade?
  • Lara fica com Halley ou Cristiano?

Ele, que é pai da personagem Lara (Mariana Ximenes), foi morto ainda antes da história ser retratada. E é justamente isso que guia a novela, mostrando a dualidade entre duas mulheres completamente diferentes.

TV Globo / Fabrício Mota
Donatela é condenada pela morte de Salvatore - TV Globo / Fabrício Mota

Nos capítulos mais recentes da reprise, a cena da morte de Dr. Salvatore (Walmor Chagas) foi exibida. Ele foi assassinado por Flora, que armou para que Donatela levasse a culpa.

Abaixo, relembre o destino de Donatela após esses acontecimentos.

Donatela é presa após a morte de Dr. Salvatore?

Após cair na armadilha de Flora e Dodi (Murilo Benício), Donatela se torna a principal suspeita do assassinato. É aí que todos se voltam contra ela, menos Pedro (Genézio de Barros), que acredita em sua inocência e a ajuda a planejar sua fuga.

Então, a milionária falsifica o passaporte para Roma e vai para o aeroporto disfarçada, vê Amelinha (Bel Kutner) atrás de uma pessoa famosa e se esquiva ao máximo para não ser vista. A ex-amiga a reconhece na fila de embarque e chama a atenção dos policiais, gritando que ela é uma foragida da polícia.

Na delegacia, Donatela é informada que ela será transferida para um presídio feminino como principal suspeita da morte do médico. Donatela é algemada e, chocada, não oferece resistência.

.

TV Globo / Renato Rocha Miranda
Donatela é presa como principal suspeita da morte de Dr. Salvatore, após cair na armadilha de Flora - TV Globo / Renato Rocha Miranda

Depois de um tempo atrás das grades, Donatela é levada a julgamento. Contrariando a orientação de se declarar culpada, ela reage na frente de todos dizendo ser inocente e que não irá assumir algo que não fez.

TV Globo / Fabrício Mota
Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) durante julgamento de Donatela - TV Globo / Fabrício Mota

Como testemunhas de acusação são chamados a depor o jornalista Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) e Alice Salvatore (Deivy Rose), viúva do médico.

Desolado, o ex-namorado de Donatela, é obrigado a confirmar em seu depoimento que a viu segurando a arma que causou a morte de Salvatore.

Porém, preocupado em esclarecer o que realmente presenciou, conta que não viu Donatela atirando e que, segundo a ex-namorada, foi Flora (Patrícia Pillar) quem colocou a arma na mão dela.

Ainda durante o julgamento, Lara é apresentada como testemunha de defesa. Donatela não se contém ao ouvir a filha adotiva reconhecer todo o amor que dedicou e corre para abraçá-la.

A sessão é interrompida e Flora consola a filha nos corredores. Na volta à sessão, Donatela explode ao ver a inimiga a encarando tranquilamente e, possessa, a acusa de ter cometido dois crimes. A ex-detenta reage fingindo constrangimento e, ao final da sessão, Donatela é condenada pela morte de Salvatore.

TV Globo / João Miguel Júnior
Donatela é presa após ser condenada pela morte de Salvatore - TV Globo / João Miguel Júnior

Confira o resumo de A Favorita de 1 a 5 de agosto

Donatela vai fugir da prisão?

A situação não é a das mais favoráveis para Donatela na prisão, mesmo que tudo esteja sendo armado para que ela consiga sair da cadeia e seja dada como morta, numa articulação feita por Rosana (Giulia Gam) para que ela possa provar sua inocência. 

Tudo isso ainda parece muito distante, principalmente porque Donatela está sofrendo nas mãos de uma carcereira cruel e melhor amiga de Flora. 

No meio disso tudo, a mocinha parece não entender direito o que está acontecendo e ainda acredita na possibilidade de ser inocentada, mesmo tendo perdido o apoio de todo mundo ao seu redor, por isso mesmo vai para o julgamento na esperança de se safar.

No julgamento, como já se sabe, o juiz condenada a mulher pelo assassinato e a condena a 30 anos de prisão, com reclusão imediata, o que significa uma derrota inconteste na guerra contra Flora. 

Quem matou Marcelo, pai de Lara?

Mesmo que o início mostre o contrário, Flora é realmente a grande vilã da novela. Comendo pelas beiradas, ela consegue 'provar' que a rival matou Marcelo (Flávio Tolezani). Tudo acontece a base de armações e chantagens.

Flora (Patrícia Pillar) assume para Donatela (Claudia Raia) que matou Marcelo (Flavio Tolezani) em tom sádico, contrastando com o ar angelical que a personagem demonstrou desde o começo da trama, apesar de ter passado 18 anos na prisão.

Veja cena do assassinato de Marcelo em 'A Favorita'

Até esse momento da novela, Flora e Donatela possuem versões diferentes sobre a morte de Marcelo, deixando cada vez mais dúvidas no público sobre quem diz a verdade.

Garantindo que foi injustiçada, Flora ganhou a torcida de boa parte das pessoas e por isso a sequência é tão surpreendente. João Emanuel Carneiro conta que o objetivo de despertar dúvida sobre quem é a vilã e a mocinha foi criar uma novela instigante e ousada.

Reprodução/TV Globo
Quem matou Marcelo em 'A Favorita'? Flora ou Donatella? - Reprodução/TV Globo

"A mocinha pobre e vitimada, que quase sempre é heroína nas novelas, aqui é uma assassina, e a mulher rica e fútil é a vítima. Acreditava que o público estava preparado para lidar com personagens cindidos e multifacetados. Quebrando estereótipos da teledramaturgia a novela fez e novamente está fazendo sucesso", revelou o autor em entrevista.

Flora ou Donatela: quem é a vilã?

Depois de conquistar a confiança de Lara e Irene (Glória Menezes), ela também consegue dois grandes aliados: Dodi (Murilo Benício) e Silveirinha (Ary Fontoura).

Com a ajuda dos comparsas, usa dois importantes trunfos contra Donatela. O primeiro é a mudança do depoimento de Salvatore (Walmor Chagas).

O médico que atendeu Marcelo após o tiro ressurge e acaba chantageado por Flora. Ela descobre que o veterano é gay e esconde sua orientação sexual, o que é usado pela vilã. Assim, ela convence Salvatore a dizer que, antes de morrer, Marcelo contou que Donatela foi a assassina.

O depoimento de Salvatore muda tudo. Ele diz que foi comprado por Donatela para dizer que Flora matou Marcelo. Para piorar, Flora mata o médico na frente da rival e coloca a culpa nela.

Reprodução/TV Globo
Silveirinha, personagem de Ary Fontoura em 'A Favorita' - Reprodução/TV Globo

Tudo piora quando Cilene (Elizângela) também é chantageada pela vilã. Com a ajuda de Dodi, a loira descobre que a manicure guarda um segredo. Na realidade, ela esconde que Halley (Cauã Reymond) é o verdadeiro filho de Donatela. O garoto foi roubado por Silveirinha. Para não ter seu segredo à tona, Cilene muda o depoimento.

Ela diz que quem atirou em Marcelo foi Donatela e não Flora. Com tantas provas contra, Donatela é presa e come o pão que o diabo amassou na cadeia. Já Flora conquista Gonçalo e toda a família. Ela ganha um cargo na empresa, enriquece e vira outra pessoa. 

Qual o verdadeiro segredo de Cilene em 'A Favorita'?

Na novela, Cilene acabará encurralada e trairá a confiança de Donatela para guardar um grande segredo. Sem saber, a cafetina foi cúmplice de um crime cometido por Silveirinha (Ary Fontoura) no passado e vai pagar caro pelo podre do ex-marido.

Reprodução/Globo
Cilene é interpretada pela atriz Elizangela em 'A Favorita' - Reprodução/Globo

Em 'A Favorita', a manicure foi pressionada por Flora e pelo ex-mordomo e ficou apavorada ao descobrir uma armação do vilão. Depois, ela recebeu uma visita da namorada de Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) e precisou esconder a angústia, já que estava prestes a acabar com a vida de Donatela.

Na sequência, Cilene vai até a delegacia e altera o depoimento sobre quem matou Marcelo (Flavio Tolezani) há 18 anos. Ao mudar a sua versão dos fatos, a principal testemunha do assassinato do herdeiro da família Fontini inocentou Flora e colocou a culpa na melhor amiga.

Divulgação/TV Globo
Mariana Ximenes e Patrícia Pillar interpretam, respectivamente, Lara e Flora em 'A Favorita' - Divulgação/TV Globo

Porém, só depois é que o segredo de Cilene vai vir à tona: Halley (Cauã Reymond) é o filho perdido de Donatela. Para se vingar da madame por ela ter colocado um ponto-final na dupla sertaneja Faísca & Espoleta, Silveirinha decidiu sequestrar o recém-nascido.

O vilão pretendia pedir resgate pelo menino, mas desistiu do plano ao perceber o carinho da mulher com o bebê. Ela, porém, nunca soube qual era a verdadeira origem do filho adotivo até ser chantageada pelo ex-marido.

Só nos capítulos posteriores de 'A Favorita', Donatela irá descobrir o verdadeiro destino de seu filho e o segredo encoberto por Cilene.

Quando Lara descobre a verdade sobre Flora?

Lara (Mariana Ximenes) vai se rebelar contra Flora (Patricia Pillar) em A Favorita. A menina descobriu que a vilã é sua mãe e a flagrará falando mal dela e de sua família.

Assim, a filha vai despejar sua raiva e acusar a mãe de ter matado Marcelo (Flavio Tolezani). Nos próximos capítulos, Flora tentará dizer que foi presa por engano e é inocente.

A criminosa ainda diz que Donatela é a verdadeira assassinada do marido e a colocou na cadeia por medo que o milionário se separasse dela. Com o turbilhão de informações, Lara fica confusa, mas não acredita de todo no que a mãe biológica diz.

.

Reprodução/Globo
Lara é interpretada por Mariana Ximenes em 'A Favorita' - Reprodução/Globo

Depois, Lara flagra a mãe falando mal dela no telefone e ela descobre toda a verdade. "Não me chama de filha seu monstro! Eu já sei de tudo Flora! Eu já sei que foi você quem planejou meu sequestro, que matou o meu pai! Eu já sei de tudo! Eu sei quem você é e eu vou acabar com você sua desgraçada, sua assassina!", disparará a Lara.

Mas se engana quem pensa que tudo acaba por aí. A vilã ainda dará um jeito de afastar a filha de Irene (Glória Menezes). Assim, concluirá seu golpe no grupo Fontini.

Mais tarde, Lara consegue contar tudo o que descobriu para a avó. A idosa não acreditará na neta, mas irá até o apartamento de Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), onde dará de cara com Donatela. Ela só acreditará que Flora é uma assassina quando escutar uma confissão dela a Silveirinha (Ary Fontoura).

Lara fica com Halley ou Cristiano em 'A Favorita'?

Na novela, Lara se decepciona com o namorado ao saber que ele havia pedido dinheiro emprestado para ajudar a família de Maria do Céu (Deborah Secco). Porém, a quantia é usada para comprar um vestido e ainda mentiu para Lara, dizendo que ganhou a peça de Cristiano.

Após dar um tempo no relacionamento com o funcionário da fábrica, Lara se aproxima de Halley. O filho de Cilene (Elizangela) foi contratado por Gonçalo (Mauro Mendonça) para trabalhar como segurança da garota, sem revelar o segredo.

Reprodução/TV Globo
Lara fica dividida entre Halley e Cristiano em 'A Favorita' - Reprodução/TV Globo

A nova amizade de Lara deixará Cassiano com ciúme. O neto de Copola (Tarcísio Meira) até conseguirá se reconciliar com a mocinha, mas o namoro dos dois continuará marcado por desentendimentos.

Depois de desvendarem todos os segredos da família e colocarem um fim na dúvida do suposto parentesco, Lara e Halley ficam juntos no final da novela.

Já Cassiano engata um romance com Alícia (Taís Araujo). E Maria do Céu se casa com Orlandinho (Iran Malfitano), que assume o filho dela com Halley.

Gonçalo morre em 'A Favorita'?

O pai de Marcelo, assassinado por Flora, é um dos personagens que sofre nas mãos da vilã. Gonçalo morre na novela com um infarto fulminante causado pela personagem de Patrícia Pillar.

Tudo acontece porque Flora mente, dizendo que Lara (Mariana Ximenes) e Irene (Gloria Menezes) estão mortas. Como a vilã havia trocado os remédios contra hipertensão por pílulas de farinha, Gonçalo não sobrevive ao choque.

O motivo para Flora decidir matar Gonçalo é porque ele descobre a verdade sobre os crimes dela e quer revelar tudo para a polícia. Ele chega a ver um vídeo que estava sob os cuidados de Dodi que mostra com clareza que Flora assassinou o Dr. Salvatore.

Quando o pai de Marcelo está prestes a ir na polícia para provar a inocência de Donatela e mandar Flora de volta para a cadeia, ele se desespera ao descobrir que a neta e a esposa estão em perigo. É aí que ele vai até o rancho e encontra uma cena de horror.

Reprodução/TV Globo
Flora A Favorita - Reprodução/TV Globo

Ao chegar no local, em que mais tarde morre na novela, Gonçalo vê muito sangue espalhado pelo lugar. Flora aparece toda ensanguentada e dá a entender que assassinou Lara e Irene. A verdade é que tudo não passou de uma encenação, mas como Gonçalo não sabe disso, começa a passar mal.

Gonçalo cai e em seguida morre. Enquanto ele sofre com o infarto e se debate no chão, Flora mente mais um pouco e descreve a maneira que tirou a vida de Lara e Irene. Gonçalo então não resiste.

.

Reprodução/Globo
Flora mata Gonçalo em 'A Favorita' - Reprodução/Globo

Comentários