MORTE

JÔ SOARES: por qual motivo o 'Programa do Jô' acabou? Humorista recusou nova proposta da Globo; entenda

A morte do apresentador foi anunciada pela ex-mulher, Flavia Pedras

Rayane Domingos
Rayane Domingos
Publicado em 05/08/2022 às 12:19
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Jô Soares viveu os últimos 30 anos em um apartamento duplex luxuoso em Higienópolis - FOTO: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Nesta sexta-feira (5) morreu uma das grandes referências do humor no Brasil, Jô Soares. O apresentador tinha 84 anos e estava internado em um hospital particular, em São Paulo.

A informação foi divulgada pela ex-mulher, Flavia Pedras. A causa da morte não foi divulgada, e o velório será restrito a amigos e familiares.

"Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos", escreveu.

Por que o Programa do Jô acabou? O que aconteceu com Jô Soares?

O 'Programa do Jô' estreou na Globo nos anos 2000, e ficou no ar até dezembro de 2016. Talkshow de sucesso, ele é marcado por ter entrevistas icônicas.

O humorista resolveu dar um tempo na carreira, e o público se questionou por qual motivo ele decidiu sair das telinhas.

Segundo o Notícias da TV, três motivos fizeram com o programa encerrase: a concorrência do SBT, renovação da programação da Globo e por problemas de saúde.

A emissora pretendia colocar Jô Soares para dividir tempo de tela com Marcelo Adnet, no 'Adnight Show' (2016). A intenção era fazer com que ele trabalhasse apenas alguns dias por semana.

Na época, o Programa do Jô tinha quedas de audiência pelo sucesso de Danilo Gentili, no SBT. Além disso, ele passou mais de um mês fora da Globo para tratar de uma pneumonia.

Após boatos surgirem na mídia, ele confirmou que o programa sairia do ar em dezembro de 2016: "já estava combinado havia dois anos, desde que eu renovei contrato. São 28 anos de programa de entrevista. Foi um belo caminho".

A direção da emissora propôs que ele fosse para outra atração, ou retornasse com uma coluna no Jornal da Globo. Mas o apresentador recusou as propostas.

"Não vou aceitar jamais andar para trás. Eu fiz o Jornal da Globo há milênios [nos anos 1980]. Eu não tenho o menor interesse em fazer, não preciso fazer, não quero e não vou [fazer]", disse.

Ele confessou ainda que não tinha nada na televisão que o agradasse para fazer. Jô seguiu com contrato com a Globo, mesmo se mantendo afastado.

TV GLOBO/REPRODUÇÃO
ADEUS Jô Soares estava internado desde o fim de julho no Sírio-Libanês; causa da morte não foi informada - FOTO:TV GLOBO/REPRODUÇÃO