FAMÍLIA REAL

Charles não é o preferido para suceder a RAINHA ELIZABETH II? Entenda

A Rainha Elizabeth faleceu nesta quinta-feira (8), e seu sucessor é Charles

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 08/09/2022 às 21:05 | Atualizado em 08/09/2022 às 21:06
Notícia
DANIEL LEAL / AFP
Príncipe Charles e a rainha Elizabeth - FOTO: DANIEL LEAL / AFP

Com a morte da Rainha Elizabeth II, Charles, o príncipe de Gales, irá assumir o título de rei e o posto de chefe de Estado do Reino Unido. No entanto, o príncipe de 73 anos não tem uma das melhores imagens.

Charles tem a reputação de um homem paparicado e capaz de trair publicamente a mãe de seus filhos, a Princesa Diana.

.

A popularidade do então príncipe com o público variou drasticamente nas últimas quatro décadas. Uma pesquisa do Ipsos de 1991, antes da sua separação da princesa Diana, mostrou que 82% dos britânicos acreditavam que Charles seria um “bom rei”.

O número caiu vertiginosamente para 41% em fevereiro de 1996, ano em que o casal se divorciou. Atualmente, segundo o YouGov, Charles tem 56% de aprovação do público.

De acordo com a pesquisa, ele é o quarto membro da realeza mais popular, ficando atrás de Kate Middleton e do Príncipe William, com 76% e 77%, respectivamente, e da Rainha Elizabeth II, que tinha aprovação de 81%.

Um dos principais motivos para que sua aprovação ainda deixe a desejar é a relação conturbada que a Família Real - e principalmente ele - teve com a Princesa Diana.

Publicamente, o então casal procurava sustentar uma imagem de que tinham um casamento feliz, mas a realidade era totalmente diferente. “Tinha três pessoas neste casamento. Era gente demais”, resumiu Lady Di em uma entrevista dada em 1995.

Charles e Camilla Parker Bowles tiveram um caso enquanto ele era casado com Diana. Eles já tinham namorado no passado, mas a relação não foi para frente na época.

Camilla engatou um romance com Andrew Par­ker Bowles, que acreditou ser melhor que um príncipe mulherengo solto pelo mundo, e se casou com ele. Eles tiveram dois filhos, e o casamento foi ficando mais aberto: ela tinha um caso com Charles, enquanto ele emendava casos.

O casal se separou em 1995, depois que o caso com Charles já era conhecido publicamente e o casamento do príncipe com Diana já estava com os dias contados.

O drama do divórcio de Charles e Diana teve acusações e escândalos de parte a parte - inclusive o vazamento de um telefonema em que o príncipe dizia à amante que queria ser seu Tampax.

Pouco depois de se separarem, Diana sofreu um trágico acidente de carro e morreu. Ela saiu do acidente com vida e foi socorrida, mas seus ferimentos eram muito graves e ela não resistiu. Há quem diga que o acidente foi encomendado pela Família Real para cessar a crise de imagem.

Com o caminho “livre”, Charles e Camilla se casaram. No entanto, a união não era bem vista até recentemente. Apenas em 2022, a Rainha Elizabeth II concedeu a Camilla o aval para, quando acontecer a sucessão no trono, ganhar sua própria coroa.

Além da questão com a Princesa Diana, Charles também esteve mergulhado em um escândalo recentemente. O então príncipe recebeu 3 milhões de euros, em dinheiro vivo, de Hamad bin Jassim bin Jaber Al-Thani, da família real do Catar, supostas doações do xeque a entidades filantrópicas patrocinadas pelo príncipe.

Em três encontros entre 2011 e 2015, o dinheiro passou de um para o outro, dentro de maletas e, uma vez, até de sacolas da Fortnum & Mason (loja de luxo que fornece chá e mantimentos para a Família Real).

.

Charles provavelmente repassava imediatamente os valores para assessores, que contavam as notas e as encaminhavam para os bancos.

Antes das doações de Al-Thani, a fundação de Charles já vinha sendo investigada por ter aceito contribuições de um príncipe saudita que posteriormente foi condecorado com títulos da nobreza britânica.

.

ELIZABETH II MORRE, aos 96 anos, RAINHA do REINO UNIDO

Confira o trailer de The Crown

Comentários