FAMÍLIA REAL

De amante a alteza real: Camilla Parker Bowles vira rainha consorte após morte de Elizabeth II

Com o falecimento da Rainha Elizabeth II, a esposa de Charles, Camilla Parker Bowles, se tornou automaticamente a rainha consorte

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 08/09/2022 às 21:36 | Atualizado em 08/09/2022 às 21:41
Notícia
DANIEL LEAL / AFP
Rei Charles entre Camilla, sua esposa, e a rainha Elizabeth - FOTO: DANIEL LEAL / AFP

Após a morte da Rainha Elizabeth II, Charles, o príncipe de Gales, irá assumir o título de rei e o posto de chefe de Estado do Reino Unido. O príncipe de 73 anos atualmente é casado com Camilla Parker Bowles.

O início do relacionamento dos dois antecede o casamento do príncipe com a Princesa Diana, que foi bastante conturbado, inclusive porque Charles e Parker Bowles tiveram um caso. 

.

Eles já tinham namorado no passado, mas a relação não foi para frente na época. Camilla engatou, então, um romance com Andrew Par­ker Bowles, que acreditou ser melhor que um príncipe mulherengo solto pelo mundo, e se casou com ele.

Eles tiveram dois filhos, e o casamento dela foi ficando mais aberto: ela tinha um caso com Charles, enquanto ele emendava casos.

O casal se separou em 1995, depois que o caso com Charles já era conhecido publicamente e o casamento do príncipe com Diana já estava com os dias contados.

O drama do divórcio de Charles e Diana teve acusações e escândalos de parte a parte - inclusive o vazamento de um telefonema em que o príncipe dizia à amante que queria ser seu Tampax.

“Tinha três pessoas neste casamento. Era gente demais”, resumiu Lady Di em uma entrevista dada em 1995.

Pouco depois de se separarem, em 1997, Diana sofreu um trágico acidente de carro e morreu. Ela saiu do acidente com vida e foi socorrida, mas seus ferimentos eram muito graves e ela não resistiu. Há quem diga que o acidente foi encomendado pela Família Real para cessar a crise de imagem.

Com o caminho “livre”, Charles e Camilla se casaram em 2005. No entanto, a união não era bem vista até recentemente. O tratamento dado a Camilla foi sensível para muitos britânicos a ponto dela mesma decidir não assumir o título de princesa de Gales.

Apenas em 2022, a Rainha Elizabeth II concedeu a Camilla o aval para, quando acontecer a sucessão no trono, ganhar sua própria coroa.

Apesar do rótulo de ser a causa do divórcio de Charles, Camilla terminou ganhando a simpatia da maioria dos britânicos.

.

Agora, ela se tornou rainha consorte, por desejo da Rainha Elizabeth II. “Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, eu sei que você dará a ele e a sua esposa Camilla o mesmo apoio que você me deu; e é meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como rainha consorte enquanto continua seu serviço leal”, disse a monarca.

O título de rainha consorte é dado à esposa do rei vigente. O conceito é diferente do título de rainha (sem o consorte), destinado a quem já nasce na família real e está na linha de sucessão. Uma rainha consorte tem, teoricamente, a mesma posição social e o status do rei.

>> Conheça Camilla Parker Bowles, a rainha consorte do Reino Unido

ELIZABETH II MORRE, aos 96 anos, RAINHA do REINO UNIDO

Confira o trailer de The Crown

Comentários