LUTO

GLÓRIA MARIA MORREU DE QUÊ? Jornalista morreu hoje (2)

Saiba causa da morte de Glória Maria. Jornalista morreu hoje (2)

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 02/02/2023 às 8:58 | Atualizado em 02/02/2023 às 12:12
Notícia
GLOBO/DIVULGAÇÃO
Glória Maria faleceu na manhã desta quinta-feira (02), no Rio de Janeiro - FOTO: GLOBO/DIVULGAÇÃO

A jornalista e apresentadora Glória Maria morreu nesta quinta-feira (2). A causa da morte, confirmada pela Globo, foi metástase cerebral.

Antes, Gloria Maria havia sido internada para tratar de problemas de saúde.

O QUE É METÁSTASE CEREBRAL?

>>> VEJA TAMBÉM: Saiba real motivo da morte de Glória Maria, ícone da TV

As metástases cerebrais são células cancerígenas que se espalharam para o cérebro a partir de tumores primários em outros órgãos do corpo. No caso dos tumores cerebrais, isso ocorre quando algum tumor no organismo solta pequenos fragmentos microscópicos, que através da corrente sanguínea, se implantam no cérebro.

Ou seja, uma metástase cerebral é um tumor que não nasceu no cérebro, apenas se implantou ali. Na maioria das vezes, o tumor primário já originou metástases para diversos órgãos (fígado, pulmão e linfonodos) quando ocorre a metástase cerebral.

FILHAS DE GLÓRIA MARIA

Glória Maria deixa duas filhas adolescentes, Laura Matta da Silva e Maria Matta da Silva. As duas foram adotadas ainda crianças pela jornalista na Bahia, enquanto ela fazia uma ação voluntária em um orfanato em Salvador.

 

CARREIRA DE GLÓRIA MARIA

Glória Maria foi pioneira por diversas vezes. Foi a primeira a entrar ao vivo no Jornal Nacional e inaugurou a era da alta definição da televisão brasileira. Além disso, mostrou mais de 100 países em suas reportagens e protagonizou momentos históricos. 

Tv Globo
Glória Maria - Tv Globo

No Jornal Nacional, foi a primeira repórter a aparecer ao vivo. Cobriu a posse de Jimmy Carter em Washington e, no Brasil, durante o período militar, entrevistou chefes de estado, como o ex-presidente João Baptista Figueiredo.

Na Globo, tornou-se repórter numa época em que os jornalistas ainda não apareciam no vídeo. Entrou como estagiária, em 1971, e permaneceu até sua morte. 

Após 10 anos no Fantástico, Glória pediu um período de licença na Globo. Ela queria se dedicar a projetos pessoais, como as viagens à Índia e à Nigéria, onde trabalhou como voluntária. Retornou em 2010, como repórter e apresentadora eventual do Globo Repórter. Nos últimos anos de trabalho, dividiu a apresentação do programa com Sandra Annenberg.

Comentários