QUAIS DIAS SÃO FERIADO NO CARNAVAL? Entenda se Carnaval é feriado ou ponto facultativo

Carnaval não é feriado no Brasil; entenda se você pode folgar para curtir Folia de Momo
Gabriel dos Santos
Publicado em 13/02/2023 às 10:44
CARNAVAL 2023 Bloco de Samba Jabuti em Folia, realizado na Orla da Brasília Teimosa Foto: RENATO RAMOS/JC IMAGEM


O Carnaval começa esta semana. Esperado por quem gosta de folia ou de descanso, os dias de comemoração, no entanto, não são feriado no Brasil. Entenda se pode folgar:

Este ano, o Carnaval começa em 18 de fevereiro e vai até 22 de fevereiro (Quarta-Feira de Cinzas). 

CARNAVAL NÃO É FERIADO!

Apesar de ser extremamente comum que empresas parem de funcionar para o Carnaval, por lei, a comemoração não é feriado nacional

O Carnaval é, na verdade, considerado um dia de "ponto facultativo" em todo o Brasil e, por isso, funcionários públicos federais não trabalham.

Para que seja feriado, os estados ou municípios devem aprovar leis locais, que, aí sim, obriga empresas privadas a fecharem as portas também nesses dias. 

Se não houver isso, empresas privadas, podem decidir dar ou não a folga para que seus funcionários curtam o Carnaval. Apesar disso, é muito comum que, mesmo não sendo obrigados, os chefes façam a liberação. 

A orientação é que cada funcionário procure sua chefia direta para entender qual a decisão da empresa. Em caso de não liberação, o funcionário pode tentar um acordo, mas a empresa não é obrigada a ceder. 

São Paulo já decretou ponto facultativo

A cidade de São Paulo decretou ponto facultativo para a segunda e terça de Carnaval. Assim, os funcionários públicos municipais não trabalharão. 

Além das tradicionais escolas de samba, São Paulo tem se estabelecido nos últimos anos também como um dos maiores polos de folia do país - a expectativa é de que 15 milhões de pessoas se divirtam na capital paulista neste Carnaval.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory