Degrau por degrau: Santa Cruz faz, em 10 anos, a fantástica caminhada da Série D à Série A

Tricolor caiu 3 divisões em 3 anos e começou arrancada em 2011; Aroldo Costa narrou os três momentos
Da Rádio Jornal
Publicado em 21/11/2015 às 21:02


Uma década passa rápido, mas ao mesmo tempo dá espaço para muita coisa acontecer. Para o Santa Cruz Futebol Clube, 10 anos significaram a mistura dos mais intensos sentimentos que um time de futebol, e uma torcida inteira, podem sentir. Da elite do futebol brasileiro, três rebaixamentos consecutivos, passando pelo fundo do poço e concluindo uma guinada que chama a atenção do Brasil inteiro.

O narrador do Escrete de Ouro da Rádio Jornal, Aroldo Costa, narrou os três momentos em que o Santa fazia história, para cima e para baixo. Foram três quedas: da Série A para a B em 2006, da Série B para a Série C em 2007, e da Série C para a D em 2008. E foram quatro acessos: para a primeira divisão em 2005, para a Série C em 2011, para a Série B em 2013 e novamente para a elite em 2015. Acompanhe essa viagem intercalada com as narrações do "maior gol do mundo", Aroldo Costa, da Rádio Jornal.

2005

Com 19 vitórias em 33 partidas, o Santa Cruz foi o vice-campeão da Série B de 2005. Foi uma campanha impecável. No mesmo ano, o Santa era campeão pernambucano no ano do centenário do Sport e o Náutico deixou escapar a classificação à elite com a famigerada "Batalha dos Aflitos". O acesso do Santa Cruz veio com a vitória de 2x1 em cima da Portuguesa.

2006

Animado pelo acesso no ano anterior, o Santa amarga uma campanha ruim, marcada pela derrota nos pênaltis do bicampeonato para o Sport na final do Pernambucano. Após bons resultados isolados o tricolor termina rebaixado em último lugar.

2007

Se o ano anterior foi ruim, o de 2007 foi pior. Desempenho melancólico no Pernambucano (conquistado pelo Sport) e uma campanha trágica na segunda divisão. O Santa cai pela primeira vez para a Série C em sua história. Ficou em 18º.

2008

Este seria o pior ano da história do Santa Cruz. Desempenho fraco no Pernambucano, vendo o rival Sport ser tricampeão. E no Campeonato Brasileiro da Série C um histórico e traumático rebaixamento para a Série D, a quarta divisão. Era o início de um longo calvário. Neste ano, ficou em 19º e foi eliminado ainda na segunda fase.

2009

Após o declínio para a quarta divisão e de quase ficar sem série para jogar, muitos não esperavam que algo pior acontecesse. Mas o ano foi ruim. Mais um insucesso no Pernambucano, o tetracampeonato estadual do Sport e a não classificação para a Série C marcam 2009. Neste ano, foi elimidado na primeira fase da competição.

2010

Pelo segundo ano seguido, o Santa amarga a quarta divisão. Pelo quinto ano seguido o Sport era campeão estadual. Entra em cena no tricolor o treinador Dado Cavalcante. Uma nova geração de jogadores começa a aparecer, mas não é o suficiente. O Santa segue na quarta divisão. Continuou na quarta divisão neste ano, após ser eliminado na segunda fase.

2011

Foi o ano em que a virada começou. Um início de ano arrasador com a inesperada - e muito festejada - conquista do Pernambucano 2011. Na quarta divisão, batendo recordes de público, o Santa vence o Sport e impede o hexacampeonato do rival. No mesmo ano, enfim, conquista o acesso para a Série C com o vice-campeonato. O vencedor foi o Tupi, de Minas Gerais.

2012

O primeiro ano da Série C foi de esperança. O Santa conquista o bicampeonato estadual em cima do Sport. Contudo, segue na terceira divisão por mais um ano. Ficou em 14º, com 22 pontos, sendo eliminado na primeira fase.

2013

Um ano especial. O Santa é tricampeão pernambucano em cima do Sport mais uma vez. E o acesso para a segunda divisão chegou junto com o primeiro título nacional. Foi o campeão da Série C com 50 pontos. O time entra no ano do centenário na Série B do Campeonato Brasileiro.

2014

No ano do centenário do Santa Cruz, um ano difícil. Fora da decisão, viu o Sport campeão pernambucano. Dentro de casa, no Arruda, a morte de um torcedor atingido por um vaso sanitário leva o time para as páginas policiais. E na Série B, chance de chegar na elite do futebol é adiada. Ficou em nono lugar.

2015

Uma década se completa e o Santa volta para a primeira divisão com uma rodada de antecedência. O jogo do acesso é a vitória de 3x0 em cima do lanterna Mogi Mirim, em Itu (SP), no dia 21 de novembro. De quebra, 2015 ainda trouxe mais um título estadual.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory