TATICAMENTE

Hernanes, Everton Felipe e Thiago Neves juntos? Veja as possibilidades de esquemas do Sport

Torcedor rubro-negro está na expectativa para ver a estreia dos recém-contratados

Filipe Farias
Filipe Farias
Publicado em 10/08/2021 às 21:49
Anderson Stevens/ Sport
FOTO: Anderson Stevens/ Sport

Com o passar dos dias, cresce a ansiedade do torcedor rubro-negro de ver as estreias dos recém-contratados Hernanes e Everton Felipe com a camisa do Sport - ainda aguardam por regularização. Além disso, a expectativa de como o técnico Umberto Louzer vai armar o time para encaixar todas a peças em campo.

Se num passado recente faltava qualidade ao elenco leonino, agora, o treinador rubro-negro não pode reclamar das opções que ganhou da diretoria. E, diante das chegadas dos dois meio-campistas, a tendência é que Louzer precise de algumas semanas para fazer suas observações táticas e defina o melhor esquema para o Sport daqui para frente.

Com a recuperação do lateral-esquerdo Sander (teve uma fissura no osso do pé), que fica à disposição para o confronto diante do Flamengo, no Rio de Janeiro, o treinador rubro-negro poderá mandar a campo o que tem de melhor na linha de quatro defensiva: Hayner, Rafael Thyere, Sabino e Sander. Do meio para frente é que surgem as possibilidades. Mas, talvez, ainda não diante do atual campeão Brasileiro.

Uma delas, caso Louzer opte por um esquema no 4-1-4-1, Marcão seria o responsável pela proteção na entrada da área, com Zé Welison e Hernanes atuando em uma linha mais avançada, enquanto que Everton Felipe e Everaldo jogariam abertos pelas extremas. Com André no comando de ataque. Como pode ser visto no campo abaixo.

Sport no esquema 4-1-4-1
Sport no esquema 4-1-4-1
Reprodução/Rádio Jornal

MAIS OUSADO

Em caso de necessidade, na busca pelo placar, com as peças que têm no elenco, Umberto Louzer pode optar por uma formação mais ousada. Nesse caso, colocando Thiago Neves no meio de campo e tirando um dos volantes. Com isso, no 4-3-3 (dois meias e apenas um cabeça de área), o Sport ganharia em qualidade no passe, mas deixaria o time com menos pegada na marcação. Mais exposto defensivamente. Afinal, TN30 e Hernanes estão com 36 anos e já não possuem a mesma intensidade física e, com isso, Marcão ficaria sobrecarregado.

Sport com uma formação mais ousada
Sport com uma formação mais ousada
Reprodução/ Rádio Jornal

MAIS PEÇAS

Outro fator importante é que o Sport começa a ter bons nomes para compor o banco de reservas e ajudar no decorrer das partidas. Os, hoje, titulares, Paulinho Moccelin e Mikael, por exemplo, contribuíram bastante nos últimos jogos saindo do banco: o primeiro marcou o gol da vitória do Leão contra o América-MG e o segundo no triunfo diante do Bahia - ambos vencidos por 1x0.

Além dos dois, Louzer também teria uma opção de qualidade como o garoto Gustavo, a voluntariedade do colombiano Tréllez e, por fim, fica no aguardo da recuperação do uruguaio Leandro Barcía e de Neilton, que seguem entregues no departamento médico.

As opções entre os reservas para o setor de marcação, Umberto tem pra cabeça de área Ronaldo Henrique e Betinho, enquanto que para a zaga tem o prata da casa Chico, que foi bem na lateral esquerda na ausência de Sander (precisa contratar mais um zagueiro). Nas laterais, os garotos Ewerthon e Luciano Juba ainda carecem de rodagem. E, no gol, como Maílson não vem dando brecha, Carlos Eduardo - que passou por cirurgia na face no começo do ano - segue aguardando por um nova oportunidade.

Opções que Umberto Louzer tem no elenco do Sport
Opções que Umberto Louzer tem no elenco do Sport
Reprodução / Rádio Jornal

VEJA MAIS CONTEÚDO