tragédia

Ex-jogador da seleção de base do Afeganistão morre após tentar se agarrar em avião

O rapaz, de 19 anos, foi identificado como uma das vítimas durante caos visto no aeroporto de Cabul

Com informações da Folha de São Paulo
Com informações da Folha de São Paulo
Publicado em 19/08/2021 às 15:22
Reprodução
FOTO: Reprodução

Um jovem, de 19 anos, identificado como Zaki Anwari morreu durante o caos registrado no aeroporto de Cabul, na última segunda-feira (16), quando centenas de pessoas tentaram subir em um avião dos Estados Unidos em plena decolagem para deixar o Afeganistão após a tomada de poder pelo Talibã. A informação foi revelada pela agência de notícias afegã Ariana News. A morte, segundo a agência, foi confirmada por um órgão esportivo do Afeganistão.

> Avião para 100 passageiros decola do Afeganistão quase 700 pessoas, na tentativa de fugir do Talibã

Os amigos e treinadores lamentaram a tragédia em mensagens publicadas nas redes sociais. O jovem chegou a defender as categorias de base da seleção de futebol do Afeganistão. As cenas de desespero da população chocaram o mundo. Vídeos e relatos colhidos pela agência de notícias afegã Asvaka mostram pessoas caindo de um Boeing C-17.

Sem democracia e fuga do país

Os novos governantes do Afeganistão afirmaram que não pretendem instaurar um governo democrático. “Isso não tem nenhuma base em nosso país. Não vamos debater que sistema político aplicar no Afeganistão, porque está claro: é a sharia [lei islâmica]”, declarou um dos dirigentes do Talibã, Waheedullah Hashimi, à agência Reuters.

As autoridades de segurança se esforçam para retirar pessoas do Afeganistão após o Talibã tomar o poder de Cabul, capital do país, no último domingo (15). Segundo a agência de notícias Reuters, mais de 2.200 diplomatas e outros civis já foram retirados em voos militares.Ainda não está claro quando os voos civis serão retomados.

> O que está acontecendo no Afeganistão: retorno de líder extremista, evacuações e censura

O Talibã tem afirmado querer paz, que não se vingará de antigos inimigos e que respeitará os direitos das mulheres nos moldes da lei islâmica. No entanto, milhares de afegãos, muitos dos quais ajudaram forças estrangeiras lideradas pelos Estados Unidos (EUA) ao longo dos últimos 20 anos estão receosos e tentar deixar o país.

O que está acontecendo no Afeganistão?

Após terem tomado o controle de 31 das 34 capitais das províncias, o Talibã invadiu Cabul, a capital do Afeganistão. A única saída, por enquanto, é através o aeroporto de Cabul, pois os talibãs ainda não controlam. Segundo as agências de notícia, as forças americanas na tentativa de acalmar os cidadãos atiraram para o alto, mas aumentou o tumulto.

> O que está acontecendo no Afeganistão? O que é o Talibã? Entenda a situação do país

> Geógrafo detalha situação do Afeganistão e objetivo do Talibã: ''busca reconhecimento internacional''

O Talibã busca a ressurreição completa do emirado islâmico, que governou o Afeganistão entre 1996 e 2001, seja por meio do diálogo, da força, ou com uma combinação dos dois, além de vários ataques com diversos alvos em todo. O primeiro ato foi negociar a saída de tropas americanas e estrangeiras do Afeganistão, através de acordo com os Estados Unidos, após mais de 20 anos de guerra.

VEJA MAIS CONTEÚDO