Qual a probabilidade do Galo ser campeão da Série A 2022?

Derrota para o Flamengo não alterou de forma significativa a situação do Galo na disputa pelo título da competição nacional
Com informações do SBT
Publicado em 01/11/2021 às 11:15
Atlético-MG visita o Fluminense em jogo válido pela Série A Foto: divulgação/ Atlético-MG


O revés do Atlético-MG para o Flamengo, no último sábado (30), pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, pode não ter tanto peso na trajetória da equipe de Belo Horizonte na competição nacional. Segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Galo tem 88% de chance de conquistar o título do Brasileirão. A probabilidade de conquista do Alvinegro sofreu uma pequena redução. O Atlético-MG possuía 94% de chance de título antes da derrota para o Flamengo - a queda foi de seis pontos percentuais. O Rubro-Negro surge com 8% de chance de título, aponta Tristão Garcia.

Neste momento, a equipe de Cuca tem uma vantagem de 10 pontos para o time comandado por Renato Gaúcho, que ainda tem dois jogos a menos em relação ao Alvinegro. Desta forma, caso vença esses jogos a cumprir, o clube carioca ainda ficaria com quatro pontos a menos que o time de Belo Horizonte.

Embalado por três vitórias consecutivas, o Palmeiras é apontado por Tristão Garcia com 4% de chance de título. A equipe alviverde tem uma partida a mais que o Atlético-MG. O Galo não conquista o Campeonato Brasileiro desde 1971.

Chances de título do Brasileirão

  • 1º - Atlético-MG, 88% - 59 pontos, 28 jogos
  • 2º - Palmeiras, 4% - 52 pontos, 29 jogos
  • 3º - Flamengo, 8% - 49 pontos, 26 jogos

Os cálculos de Tristão Garcia

Matemático especializado em probabilidades relacionadas ao futebol, Tristão Garcia utiliza ferramentas matemático-computacionais de última geração e técnicas de inteligência artificial. A metodologia de Tristão Garcia considera inúmeros parâmetros, como o fator local (jogar em casa) e também os jogos recentes de determinado clube. As últimas seis partidas têm peso maior, enquanto as outras seis anteriores possuem relevância menor no cálculo.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory